17 de dez. de 2009

ESPORTE UNIVERSITÁRIO NO PIAUÍ: CALENDÁRIO OFICIAL 2010

Jânio Silva


MAIO – 07 A 15

OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS – ETAPA ESTADUAL

COMPETIÇÃO NACIONAL DE LUTAS – 20 A 23 (Maringá-PR)
(JUDÔ, TAEKWONDO E KARATÊ)

JUNHO – 11 A 13

(ETAPA ESTADUAL – LIGA NACIONAL)
(COPA INTEGRAÇÃO)

FUTSAL/HANDEBOL/BASQUETE/VOLEIBOL

JULHO – data a definir

(FASES REGIONAIS DA LIGA NACIONAL)

12 A 18 - BASQUETE E VOLEIBOL

26 A 31 – HANDEBOL E FUTSAL

OUTUBRO

FASE FINAL-(LIGA NACIONAL DO DESPORTO UNIVERSITÁRIO)
(LOCAL A DEFINIR)

NOVEMBRO – 04 A 13

OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS – FASE NACIONAL (Blumenal- SC)
19/11
– FESTA DE PREMIAÇÃO MELHORES DO ANO DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO NO PIAUÍ

28 de nov. de 2009

Sem ajuda da Reitoria, Governo do estado garante participação de atletas da Ufpi na Liga Nacional do Desporto Universitário 2009

Jânio Silva

As equipes de futsal e handebol masculino da Universidade federal de Piauí - Ufpi, participam no período de 29/11 a 04/12, em São Paulo, da Liga Nacional do Desporto Universitário. O evento é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário-CBDU, e conta com a participação das melhores equipes universitárias do país.

Mesmo sendo um evento Nacional de grande porte, os alunos atletas da ufpi não receberam nenhum tipo de apoio para pareticipar do evento. Bem que eles tentaram. Mas o máximo que conseguiram foi ouvir da reitoria que não havia recursos para ajudá-los. Foi um verdadeiro banho de água fria na delegação que estava de malas prontas.

Sem ajuda por parte da instituição, a federação acadêmica de esportes piauiense-faep, procurou a Fundação dos Esportes do Piauí-Fundespi, que através do seu presidente, Vicente Sobrinho em parceria com o Secretário de educação do estado, Antonio José Medeiros, viabilizaram a ida dos nossos atletas.

Mais uma vez, o governo do estado mostrou sensibilidade através dos seus gestores e ajudou o esporte universitário do Piauí. Não sabemos se nossos destemidos atletas irão conseguir resultados possitivos lá, esperamos que sim. Porém, estamos a cada dia lutando para podermos um dia sermos ainda mais fortes e podermos representar bem nosso estado.




27 de nov. de 2009

FUTSAL: Ceut conquista titulo da I Copa Faep


Jânio Silva

A equipe da faculdade Ceut conquistou na noite desta quinta-feira,(26), o titulo da I Copa Faep de futsal Masculino. Com a conquista, a equipe garantiu vaga na II Copa integração de futsal que será realizada no segundo semestre de 2010, na cidade de Picos, com a participação de equipes de Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.

A partida foi bem movimentada com as duas equipes marcando forte e buscando o ataque desde o inicio. A Faete começou melhor e desperdiçou algumas oportunidades de abrir o placar. Logo em seguida, o time da casa em dois lances rápidos, abriu o marcador e passou a dominar a partida.

Com o resultado a seu favor, o time do Ceut ainda permitiu uma pequena reação do adversário no final da partida, porém, conseguiu ampliar a vantagem e vencer o jogo pelo placar de 06 x 03. Foram premiados os atletas Belauto torres do Ceut, artilheiro da competição com 11 gols e Francisco José da Faculdade certo, melhor goleiro.

Londres 2012: Hayssa Ewellin disputa seletiva em São Paulo


Matéria e Foto: Fábio Lima

Hayssa Ewellin judoca da faculdade face (até 70kg) viajou na noite desta quinta-feira (26) para São Paulo com o técnico Expedito Falcão para a seletiva do Projeto Londres 2012, que será disputada no próximo sábado. Para a primeira fase da seleção, a judoca contará com a torcida da bicampeã mundial júnior, Sarah Menezes, que embarca no mesmo voo.

Porém, Sarah irá ao Rio de Janeiro antes de seguir para São Paulo. Indicada para disputar o título de melhor atleta de 2009 no país em todas as modalidades, ela precisa obter o visto para disputar o Grand Slam de Judô no Japão, em dezembro.

Depois de superar a burocracia, Sarah Menezes segue para a capital paulista, onde além de torcer por Hayssa Ewellin irá observar suas adversárias. É dessa seletiva que sairá a adversária da piauiense na busca pela vaga de titular da seleção brasileira principal.

Outros piauienses disputam a seletiva por outros estados. Benito Mussolini Neto (até 66kg) hoje mora na Bahia, e Reigiane Silva (até 52kg) defende universidade de Santa Catarina.

19 de nov. de 2009

FUTSAL: Ceut e Ufpi vencem na estréia da I Copa Faep

Jânio Silva

Não houve surpresa na primeira rodada da I Copa Faep de Futsal Masculino. As equipes da Faculdade Ceut e Ufpi, atuais campeão e vice-campeã universitárias estaduais, venceram seus adversários e sairam na frente na disputa da competição que fecha o calendário esportivo anual universitário.


Na primeira partida a equipe do ceut que jogou em casa dominou o jogo e sem muitas dificuldades venceu o time da faculdade Faete pelo placar de 07 x 04. No outro jogo da noite, a equipe da Universidae Federal do Piauí, mostrou que está afinada. Venceu o time da Faculdade Face pelo placar de 05 x 00.


A segunda rodada da competição acontece hoje a noite (19), a partir das 19:30h, no ginásio do Ceut com dois jogos.


Confira a rodada

LOCAL: CEUT
19:30h
FACE X CEUT
20H
FAETE X UFPI

18 de nov. de 2009

I COPA FAEP DE FUTSAL MASCULINO

Matéria: Liana Campelo

A Federação Acadêmica de Esportes Piauiense-FAEP, realizará a I COPA FAEP D FUTSAL MASCULINO durante os dias 18, 19 e 20 de novembro (Fase Eliminatória) e 23 de novembro (Final), com jogos disputados no Ginásio do CEUT.

Quatro equipes disputarão o torneio: CEUT, UFPI, FACE e FAETE. O critério de ordem dos jogos será o de classificação na etapa estadual das Olimpíadas Universitárias 2009. As duas melhores equipes disputarão a grande final.

A competição serve de seletiva para a II Copa Integração de Futsal Masculino, que acontecerá em maio de 2010, na cidade de Picos, com participação de equipes universitárias de Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.
Confira a tabela dos jogos:

01-CEUT 02-UFPI 03-FACE 04-FAETE

1ª RODADA 18/11
LOCAL:CEUT
1X4 - CEUT X FAETE - 19:30
2X3 - UFPI X FACE - 20:30

2ª RODADA 19/11
LOCAL:CEUT
3X1 - FACE X CEUT - 19:30
4X2 - FAETE X UFPI - 20:30

3ª RODADA 20/11 (Sujeita a alterações)
LOCAL CEUT
1X2 - CEUT X UFPI - 19:30
3X4 - FACE X FAETE - 20:30

20 de out. de 2009

Natália Falavigna é bronze no Mundial de Taekwondo na Dinamarca

fonte: cob.org.br / foto: Jânio Silva

Natália Falavigna

A brasileira Natália Falavigna conquistou a medalha de bronze na categoria +73kg no mundial de Taekowondo, dipsutado em Copenhague, na Dinamarca. A medalhista olimpica venceu as três primeiras lutas,mas, neste domingo, foi superada na semifinal pela espanhola Rosana A lamo, que venceu a competição. A chinesa Rui Liu ganhou a prata e seok Jo, da Coreia do Sul, o outro bronze.

7 de out. de 2009

COPA FAEP DE FUTSAL

A Federação Acadêmica de esportes Piauiense-FAEP, abriu inscrições para a Copa Faep de futsal masculino e feminino. As instituições filiadas têm até o dia 15/10 para entregar toda documentação. Na mesma data deve ser realizado o congresso técnico da competição. pelo menos 12 instituições de ensino superior devem participar da competição nos dois naipes (Masculino e Feminino).

Para o mês de novembro, a federação pretende ainda realizar duas competições: uma de Judô e outra de Natação. Para fechar as atividades do ano de 2009, a Faep está buscando recursos para realizar o primeiro Fórum Estadual do Desporto Universitário, evento onde serão discutidas ações para o desenvolvimento e crescimento do esporte universitário no estado.

A Faep vem desenvolvendo um trabalho junto às instituições de ensino superior da capital e do interior, com apoio do governo do estado através da Fundação dos Esportes do Piauí-Fundespi, que tem apoiado de forma fundamental todas as ações esportivas da federação desde 2004.

Uma prova do nosso crescimento é o aumento do número de filiados que em 2007 era de 14, e em 2009 já são 22, sendo 12 instituições da capital e dez do interior. No mês de julho de 2009, o esporte universitário do Piauí levou 110 pessoas à fortaleza para a disputa das Olimpíadas Universitárias-Etapa Nacional, maior número de uma delegação universitária em jogos nacionais universitários.

Para 2010, a Faep pretende melhorar ainda mais o nível de organização, além de buscar novas parcerias para realização de eventos e participação de equipes e atletas locais em competições nacionais.
Por: Jânio Silva

30 de set. de 2009

FAEP e UESPI de Picos realizarão I Copa Integração de Futsal Universitário

Nesta quinta-feira, 01/10, a Federação Acadêmica de Esportes Piauiense-FAEP, irá realizar em parceria com o curso de Educação Física da UESPI – Picos, I Copa Integração de Futsal Universitário. Participam da competição as equipes da UFPI e Faculdade R. SÁ de Picos, CEUT e UFPI de Teresina. A competição tem o objetivo de promover o intercâmbio entre as equipes, alunos e professores da capital e do interior, além de dar seqüência ao calendário esportivo universitário no Piauí.

Além dos jogos que acontecerão no ginásio da AABB de Picos, também serão realizados dois cursos. Um de arbitragem, ministrado pelo professor Francisco Braz, diretor técnico da Faep e árbitro do quadro nacional da federação Piauiense de Futsal, e também um curso sobre primeiros socorros desportivos, organizado pelos alunos do curso de Educação Física da Uespi, que será ministrado pelo professor Douglas Domingos, especialista em Fisiologia.

A competição é esperada com muita expectativa pelo público universitário Picoense que espera ver uma disputa de alto nível entre as equipes da capital e do interior. Para os organizadores do evento, organizar competições fora da capital é um passo importante na busca por uma melhor estruturação do esporte universitário no Piauí.

Por Georgeano Oliveira

23 de set. de 2009

CEUT recepcionou atletas do Vôlei de Praia

Por: Liana Campelo


Na última quinta-feira (17), o CEUT recebeu os atletas do vôlei de praia brasileiro Nalbert, Franco, Marcelo Negrão, Matheus e Talita para uma sessão de autógrafos e distribuição de camisas e brindes. Eles participaram da etapa estadual do Circuito Vôlei de Praia do Banco do Brasil.

Por mais de uma hora, os atletas bastante receptivos, distribuíram autógrafos e brindes aos alunos, servidores e dirigentes da faculdade. Para o diretor geral do CEUT, professor Honório José Nunes Bona, a presença deles é um estímulo à prática de esportes. “Quando o Banco do Brasil nos procurou para trazer os campeões de vôlei de praia até nossa IES, ficamos muito felizes e honrados. A presença deles aqui é um incentivo para quem pratica esporte no CEUT. Quando iniciamos a construção da faculdade neste local, uma das primeiras construções foi este ginásio. São mais de 12 anos que estamos com a prática de esportes dentro da instituição. Isso engrandece nosso objetivo e enaltece nosso trabalho”, declara.

Segundo o atleta Marcelo Negrão, é importante manter o contato com o público. “É bacana, é gratificante pra gente e pra marca do Banco do Brasil também”, relatou. Com 36 anos, já jogou pela seleção brasileira de vôlei de quadra e disse que pretende jogar até os 40 anos. “Na quadra é bem mais difícil, mas na praia, eu consigo chegar lá”, afirmou.

Matheus falou das diferenças entre o vôlei praticado em quadra e na areia. “É muito diferente do vôlei de quadra, é outro esporte. Os fundamentos são iguais, mas há muita diferença. Na quadra, o jogo não depende de você o tempo todo, às vezes você passa uma rodada inteira sem tocar na bola. Na areia é diferente se o saque é em você ou no seu parceiro, você tem que estar sempre tocando na bola, sempre participando do jogo”, informou.

O cearense Franco foi um dos precursores do esporte no Brasil. “Jogo há mais de 20 anos. Desde o início fiz parte dessa geração e estou até hoje contribuindo para essa modalidade de voleibol. Em especial na divulgação, fazendo com que o vôlei de praia continue sendo esse esporte vitorioso que é e trazendo as medalhas que sempre traz”, conta.

Uma das mais jovens, Talita, da dupla Talita e Maria Elisa, é uma das poucas atletas que não jogaram profissionalmente o vôlei de quadra. “São oito anos de vôlei, eu joguei pouco tempo na quadra e fui apresentada ao vôlei de praia, gostei, e comecei logo na praia desde o início. O jogo depende mais de mim, é isso que eu gosto. O tempo inteiro você tem que estar se desdobrando e foi por esse motivo que me apaixonei por esse esporte”, explicou.

Um dos nomes mais conhecidos do vôlei, na quadra e na praia, Nalbert foi uma presença simpática. “Estou esperando um bom torneio aqui em Teresina. Acredito que o calor vai determinar muitos resultados. Nossa dupla talvez seja a mais velha do circuito. Esperamos colocar nossa experiência por bons resultados”, fala. Sobre a presença do Banco do Brasil no circuito, ele foi enfático. “Se não fosse o Banco do Brasil, não existiria vôlei de praia”, disse.

Foi a primeira vez que o Piauí sediou uma etapa Open do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, que recebeu as principais estrelas do vôlei de praia nacional na disputa da sétima etapa da temporada. O Circuito etapa Teresina terminou no domingo (20).

19 de set. de 2009














Por: Pollyana Pádua


As delegações das 15 IES (Instituições de Ensino Superior) inscritas no Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol desembarcam neste domingo (20/09), em Vitória (ES).

O torneio, válido pelo calendário da Liga do Desporto Universitário, será realizado entre os dias 21 e 26/09, na capital capixaba, nos estádios Engenheiro Alencar Araripe, Estiva e Grêmio Esportivo Laranjeiras.

Na disputa masculina, entram em campo as seguintes equipes: UPIS (DF), atual campeã; UVV (ES), Feevale (RS), Unip (SP), FIC (CE), UESC (BA), CUBH (MG), UFRJ (RJ), UFMA (MA), UFSC (SC), UniSant´anna (SP), FTC (BA) e Mackenzie (SP). E pela chave feminina disputam o título nacional FSG (ES), Facevv (ES) e UniSant'anna (SP).

Para acompanhar notícias, resultados e fotos do Brasileiro Universitário de Futebol 2009, acesse o site da CBDU:www.cbdu.org.br

16 de set. de 2009

CEUT recebe atletas do Vôlei de Praia Banco do Brasil


Por: Liana Campelo


A Faculdade CEUT recebe atletas do Circuito Vôlei de Praia do Banco do Brasil para uma noite de autógrafos e distribuição de camisas e brindes. O evento acontece na sexta-feira (18), às 18h30, no ginásio do CEUT.

Segundo o professor Honório Bona, diretor geral da faculdade, é uma honra para a IES receber esportistas consagrados no país. “O CEUT sente-se honrado por ter sido o local escolhido para noite de autógrafos dos atletas do Circuito Vôlei de Praia do Banco do Brasil. Agradecemos aos organizadores pela escolha e estamos na expectativa para que seja uma noite marcante no calendário esportivo da Faculdade”, relata.

A programação dos jogos da Etapa Teresina do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2009 inicia nesta quinta-feira (17), seguindo até o dia 20 de setembro, na arena montada no CFAP – Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco - Ilhotas. Durante os quatro dias do circuito as principais duplas femininas e masculinas do país disputarão os títulos da temporada. Para assistir aos jogos, basta a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser doado a instituições da cidade, respeitando-se a capacidade da arquibancada.

É a primeira vez que o Piauí vai sediar uma etapa Open do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, que receberá as principais estrelas do vôlei de praia nacional na disputa da sétima etapa da temporada. "Dessa vez trazemos uma etapa maior e que tem pontuação para o mundial. E pela parceria entre o Banco do Brasil e o CEUT, a sessão de autógrafos do Circuito BB Vôlei de Praia será realizada no ginásio da faculdade, onde os atletas receberão alunos, servidores e dirigentes da instituição de ensino. Dentre eles, duplas como Nalbert/Franco, Marcelo Negrão/Matheus e Talita/Maria Elisa podem ser selecionadas para visitar uma das maiores instituições de ensino do Piauí, formadora de líderes e que tem o respeito do Banco do Brasil", afirma o superintendente do BB, Vivi Reis.

A etapa anterior do Circuito aconteceu em Belém (PA) e teve como campeões os vice-campeões mundiais Alison e Harley (ES/DF), que garantiram o segundo título da dupla no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2009. Os campeões mundiais Sub-21 de 2006 Pedro Solberg (RJ) e Bruno Schmidt (DF) completaram o pódio. Já as duplas femininas do Brasil, antes de virem para Teresina, representaram o país na 14ª etapa do ano, que aconteceu na cidade de Barcelona, na Espanha. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Maria Clara/Carolina e Ana Paula/Shelda entraram em ação nas areias espanholas.

15 de set. de 2009

Brasileiro de Futebol Universitário 2009 terá 17 IES

Por: Pollyanna Pádua

Dezessete Instituições de Ensino Superior (IES) estão confirmadas para as disputas do Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol 2009, válido pela Liga do Desporto Universitário, entre os dias 20 e 26/09, em Vitória (ES).

A competição, nos naipes masculino e feminino, irá agitar a capital capixaba com o melhor do futebol de campo universitário.Na chave masculina, inscreveram-se: UPIS (DF), atual campeã do torneio; UVV (ES); Feevale (RS); Unip (SP); FIC (CE); UESC (BA); CUBH (MG); UFRJ (RJ); UFMA (MA); UFSC (SC); Universo (GO); UniSant´anna (SP); FTC (BA); UFES (SE) e Mackenzie (SP).

Pela chave feminina do Brasileiro de Futebol Universitário 2009 jogam as equipes da UniSant´anna (SP), UCB (DF) e Facevv (ES).

Segundo o departamento técnico da CBDU, ainda restam duas vagas (uma no masculino e outra no feminino) para as IES que desejem disputar a edição 2009 do Brasileiro de Futebol Universitário. As equipes devem entrar em contato, por e-mail (g.eventos@cbdu.org.br), até segunda-feira (14/09).

O Congresso Técnico e sorteio dos grupos para a competição serão realizados no domingo (20/09), às 15h, no Hotel Aruan, na praia de Camburi, em Vitória (ES).

O Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol 2009 é um evento que faz parte da Liga do Desporto Universitário e tem patrocínio de Redecard e Nokia e apoio de Comtax, Bauducco e Wilson.

4 de set. de 2009

Depois da primeira edição do Ciclo Olímpico em Fortaleza 2009, as Olimpíadas Universitárias voltam a Blumenau em 2010

www.olimpiadasuniversitarias.com.br



Blumenau será a sede das Olimpíadas Universitárias, em 2010. A cidade catarinense, que já recebeu o evento em 2007, sucederá Fortaleza que foi a anfitriã da bem sucedida edição de 2009. Inicialmente, a competição do próximo ano está agendada para o mês de novembro, ainda sem data definida. Antes de desembarcar no Sul do país, o Ceará realizou com louvor a maior edição Olimpíadas Universitárias, a primeira do segundo Ciclo Olímpico. Durante os dias 14 e 23 de agosto, Fortaleza recebeu a edição de 2009 do evento, que mobilizou mais de 4 mil pessoas, sendo 3.400 participantes (3.000 atletas), um recorde. A mais importante competição universitária do Brasil contou com a presença de atletas olímpicos e pan-americanos em suas oito modalidades: quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez. A Federação Universitária Paulista de Esportes foi a primeira colocada em termos de aproveitamento, somando 347 pontos; em segundo lugar ficou a Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU), com 288 pontos, e, em terceiro, a Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ), com 257.


Mais uma vez, além da competição, os participantes puderam desfrutar de uma intensa programação cultural, com apresentações musicais, teatrais e humorísticas, durante as refeições. Além disso, também no refeitório, foram realizadas ações educativas: dois estandes montados especialmente para tinham a função de informar aos jovens sobre métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e sobre os cuidados com o meio ambiente.

"Além da presença de grandes atletas, o evento tem o compromisso de propagar os ideais olímpicos e colaborar com a formação do cidadão através de cultura, entretenimento e lazer", afirma Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009. Outro motivo de satisfação para os organizadores é a adesão total dos estados em 2009. "A cada ano, aumenta o número de participantes. A presença de todos os estados e do Distrito Federal (27 delegações) neste começo de Ciclo demonstra que as Olimpíadas Universitárias estão no caminho certo. Sempre evoluindo. O objetivo de contribuir para o progresso do esporte acadêmico vem sendo alcançado", comemora Hubner. "Depois de duas edições nordestinas, Maceió 2008 e Fortaleza 2009, as Olimpíadas Universitárias voltam ao Sul do Brasil em 2010 (Blumenau), comprovando que são um evento sem barreiras regionais", completa.


A presença de atletas e técnicos de alto nível colaborou para os grandes resultados alcançados na edição cearense, em 2009. Alguns dos nomes mais importantes presentes em Fortaleza foram: Matheus Inocêncio, Hudson de Souza e Mônica Freitas (atletismo), Fernando Souza (natação), Léo Bortolini e Aline Pará (handebol) e o técnico Paulo César Oliveira (futsal), entre outros.

Atletismo - A pernambucana Tânia Ferreira (Faculdade Maurício de Nassau/PE) conquistou medalhas de ouro nos 100m, no salto triplo e no revezamento 4x100m. O atleta da Universidade Potiguar, Diego Cavalcanti, venceu nos 100m e 200m, em Fortaleza, e saiu do Ceará como o homem mais rápido da competição. Hudson de Souza (1.500m), Matheus Inocêncio (110m com barreiras), Lucélia Peres (5.000m) e Mônica Freitas (salto em altura) confirmaram a condição de favoritos.


Basquete - O Rio de Janeiro (UCB) sagrou-se campeão nas categorias masculino e feminino, na Divisão Especial. No masculino, venceu o time da UNIP (SP) por 78 a 60. No feminino, a vitória foi sobre a equipe da Uniaselvi (SC), por 56 a 39. Destaque para os jogadores Marcellus e Wagner, ambos campeões brasileiros pelo Flamengo, e para Clarissa Cristina, que disputará a Liga européia por uma equipe de Portugal. A técnica Rafaela Bauer Feldt, que dirigiu, interinamente, as duas equipes merece menção honrosa. Em 2010, FMN (PE), no masculino, e Maurício de Nassau (RN), no feminino, jogarão a Divisão Especial, por terem sido campeões da Primeira Divisão. Os vice-campeões LUMEN (PB), no masculino, e, FCHELR (RO), feminino também conquistaram vaga na elite do torneio de basquete, em 2010.


Futsal - São Paulo dominou a disputa no masculino e no feminino superando duas equipes catarinenses. A equipe da Uni Sant'anna venceu por 2 a 1 a da Unochapecó (SC), no feminino; e no masculino, a UNIP, do técnico PC Oliveira superou a Uniaselvi (SC) por 3 a 0. UNIFOR (CE) e UCB (RJ), feminino e masculino, respectivamente, venceram a Primeira Divisão e subiram para a Divisão Especial, em 2010; assim como os medalhistas de prata, UNIFOR (CE), no masculino, e UCB (DF), no feminino.


Handebol - A FURB (SC) foi a grande campeão no torneio feminino ao derrotar a AESO (PE) por 27 a 21. O destaque da equipe foi Aline Pará, da Seleção Brasileira. Outro atleta de Seleção, Léo Bortolini foi o grande nome da UNOPAR (PR) no torneio feminino. Na final, os paranaenses superaram a forte UNIP (SP), de Guilherme Rosa por 30 a 25, em um dos jogos mais aguardados da competição. Na Primeira Divisão, a campeã LUMEN (PB) e a CESMAC (AL), no masculino; e a primeira colocada UNIP (SP) e a FAMA-SLZ (MA), no feminino, subiram para a Divisão Especial.

Judô - Depois do vice-campeonato em 2008, Benito Mussolini conquistou, enfim, o título na categoria -66kg, nas Olimpíadas Universitárias. Representante da FTC (BA), o lutador piauiense venceu Charles Chibana da UNIP (SP) e ficou com o ouro. Já o paranaense Rafael da Silva (UNIP) sagrou-se bicampeão ao derrotar Guilherme de Souza (CUCL / RJ), na categoria (+100kg).


Natação - Entre as medalhas conquistadas pelo atleta olímpico Fernando Souza (UNIP / SP) está a da prova dos 50m livre. Fernando dividiu o status de nadador mais veloz da competição com Guilherme Roth (UNISUL / SC), ouro nos 100m e 200m livre. Felipe Lima (UNIC / MT) conquistou a primeira colocação nos 50m peito. Carolina Mussi (UNIP /SP), nos 50m e 200m peito e Etiene Medeiros (Faculdade Maurício de Nassau / PE), 50m borboleta e Flávia Borges, campeã nos 100m e 200m livre foram outros nadadores com resultados relevantes.

Vôlei - A FMN (PE) derrotou a FURB (SC), no feminino, por 3 a 1 (18/25, 25/16, 25/15 e 25/12) e sagrou-se campeã da Divisão Especial. No masculino, pelo mesmo placar, 3 a 1 (20/25, 26/24, 25/22, 25/22), a UPIS (DF) venceu a UNIP (SP) e ficou com o título da Divisão Especial. ULBRA (RS) e ESMAC (PA), campeã e vice no feminino; e, FVB (PE) e UNIFOR (CE), primeiro e segundo lugares, no masculino, garantiram vaga na Divisão Especial em 2010.


Xadrez - Os enxadristas Krikor Mekhitarian (Mackenzie / SP) e Janine Martinez (UNIP / SP) conquistaram as medalhas de ouro, masculina e feminina, respectivamente, e tiveram as atuações mais destacadas no torneio da modalidade nas Olimpíadas Universitárias Jubs 2009.

As Olimpíadas Universitárias 2009 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).

CBDU na contagem regressiva para Rio 2016

Por: Pollyanna Pádua


Há um mês da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo COI, dia 02/10, CBDU, federações, atletas e estudantes universitários de todo país estão na torcida pela candidatura Rio 2016.Há um mês da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo COI, dia 02/10, CBDU, federações, atletas e estudantes universitários de todo país estão na torcida pela candidatura Rio 2016.

O Brasil iniciou, na última quarta-feira (02/09), contagem regressiva para o anúncio da cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Entre as candidatas está o Rio de Janeiro. E a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em nome de toda a comunidade universitária do país, está na torcida e acredita no projeto Rio 2016.

"Sabemos da importância que é para o Brasil, para a juventude brasileira, receber uma edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Temos total certeza da competência e da capacidade do Rio de Janeiro, de todas as entidades esportivas nacionais, em especial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e das autoridades brasileiras, em organizar uma Olimpíada. A CBDU apoia a candidatura Rio 2016 e o esporte brasileiro", destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

A escolha oficial da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será realizada no dia 02 de outubro, em Copenhangue, na Dinamarca, por meio de votação dos 115 membros do COI. Além do Rio de Janeiro, Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha) estão na disputa pelas Olimpíadas.
O sonho e o projeto da candidatura Rio 2016 nasceram há exatos três anos, durante Assembléia do COB, em 1º de setembro de 2006, na qual definiu-se o Rio de Janeiro como cidade brasileira postualmente à candidatura dos Jogos Olímpicos de 2016. Um ano depois, no dia 07 de setembro de 2007, o COB oficializou junto ao COI a 'cidade maravilhosa' como candidata à sede das Olimpíadas.

Em junho de 2008, na Grécia, o COI escolheu o Rio como uma das cidades finalistas candidatas aos Jogos de 2016 ao lado de Chicago, Tóquio e Madri. Ficaram fora da disputa Praga (República Tcheca), Baku (Azerbaijão) e Doha (Quatar). E, em maio deste ano, 13 membros da Comissão de Avaliação do COI estiveram no Rio de Janeiro para visitas técnicas às instalações esportivas da capital carioca e encontros com o Comitê Rio 2016.

Nos próximos 30 dias a CBDU convoca todas as federações, atletas e estudantes universitários a entrar na torcida e na contagem regressiva para o anúncio da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Vamos todos vestir a camisa da campanha Rio 2016 e mostrar a força do jovem brasileiro", completa Luciano Cabral.

IV COPA CEUT DE CAPOEIRA










Horário: 1 setembro 2009 às 18:00 a 7 setembro 2009
às 22:00h. Local: FACULDADE CEUT
Organizado por: MESTRE TOURO

Palestras, aulas práticas, rodas de capoeira e grande encerramento Dia 07 de setembro de 2009 (segunda-feira)15h – XIV Batizado de capoeira do mestre touro Local: Auditório mestre Dezinho (Centro de Artezanato de THE-PI).

24 de ago. de 2009

Estrutura de faculdades de fora serve de exemplo para o Piauí

Matéria e fotos:
Fábio Lima/Cidadeverde.com


Olimpíadas Universitárias 2009
Investimento forma atletas para o país, mas ainda é raro no Estado.

Fernanda, Nilo, e Hayssa: todos os medalhistas do Piauí nos Jogos
ganham bolsas de estudo nas faculdades em que estudam


Das quatro medalhas conquistadas pela delegação piauiense nas Olimpíadas Universitárias, três ficaram na Face, faculdade no Centro de Teresina onde a judoca Hayssa Ewellin (ouro) e a velocista Fernanda Araújo (ouro e prata) cursam Educação Física - a outra, de bronze, veio com Nilo Carvalho, judoca bolsista da Faesf, de Floriano. Todos ganham bolsa de estudos da instituição, e treinam em seus respectivos clubes. Se colocarmos na balança a diferença de estrutura e apoio que as concorrentes delas em Fortaleza/CE ostentavam, as medalhas das piauienses pesam ainda mais. Apoio dos técnicos e de amigos, a ajuda das faculdades, e acima de tudo superação são a marca de todo o desporto universitário do Piauí.

O evento realizado na última semana é um exemplo de como o Piauí ainda está devendo no desporto universitário, ou melhor, de como as instituições de ensino públicas e privadas ainda devem a seus alunos, vários deles atletas com resultados nacionais expressivos, que sequer bolsa parcial de estudos possuem como forma de patrocínio. Nos esportes coletivos, o melhor resultado foi um empate no futsal masculino, por sinal o único atendido por projeto específico para valorização de atletas no Piauí. É do Ceut a equipe que domina a modalidade no Estado, formada por alunos bolsistas da instituição, com técnico específico para os treinamentos da modalidade - é o Aluno Atleta, que apoia também judocas. No âmbito estadual, a hegemonia é visível. Quando se sai do solo piauiense, a equipe sabe que o projeto ainda está em evolução e precisa melhorar. Afinal, eles contam com algo que a maioria dos atletas do Estado não possuem.

Reigiane é do Piauí usa quimono da Unisul, de Santa Catarina;Faculdade paga estudos, aluguel de apartamento, e até passagens



Era o caso de Reigiane Silva, judoca piauiense que levou a medalha de prata nas Olimpíadas Universitárias, mas defendendo a Unisul, de Palhoça/SC. Ela deixou Teresina no final de 2007 para treinar na FTC, em Salvador/BA, e lá já encontrava o apoio que não tinha em Teresina, onde tinha de pagar o curso de Fisioterapia. No sul do país, ela não gasta com mensalidade, apartamento, passagens para viagens, e até mesmo alimentação. São dois técnicos para comandar cerca de 30 judocas, alguns deles com participações em eventos internacionais, como a Universíade, os jogos mundiais universitários.

As outras modalidades ainda contam com parque aquático e academia. Todos foram para Fortaleza uniformizados, acompanhados até por um jornalista formado na instituição, que ao lado de um cinegrafista documentou toda a participação dos atletas da Unisul nas competições. Parece muito, mas Reigiane não vê como inatingível para a realidade piauiense. "Impossível não é, mas acho que mais é falta de interesse. Se essas faculdades conseguiram fazer isso, por que o Piauí não pode conseguir?", indaga a judoca.



Faculdades investem pesado para irem aos Jogos:

O "isso" ao qual se refere Reigiane deveria ser no plural. Universidades com fortes times no Handebol se contentavam com o vice-campeonato nos jogos com a frase "perdemos para um time de liga". Algumas equipes coletivas não representam apenas suas faculdades nos torneios universitários, mas seus estados em competições nacionais. Todas fazem questão de uniformizar os atletas e exibirem suas marcas, o que contribui para exaltar seu poderio, como os atletas da Faculdade Maurício de Nassau, de Pernambuco. Diariamente todos vestiam a camisa com a frase "Sou atleta Nassau". No evento era possível ver corredores como Hudson de Sousa, ouro em duas provas de longa distância nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e até mesmo titulares do Brasil no último Mundial de Desportos Aquáticos.



De mãe piauiense, Cristian comanda super time de natação na Bahia,

Cada aluno atleta tem seu próprio treinador na FTC.


Alguns desses nadadores treinam em outro exemplo a ser seguido, que vem de Salvador. A FTC, que já levou o judoca Benito Mussolini Neto e outros nomes da modalidade para a Bahia, não dependeu de importações para montar a segunda equipe mais forte da natação universitária brasileira. Tudo planejado por um técnico de mãe piauiense de Piripiri. Formado na instituição, Cristian Giammarino é o coordenador de natação da equipe composta por 23 atletas, e que quer crescer ainda mais.

"Nós temos 17 homens e o limite nas Olimpíadas Universitárias é de 15. Mesmo assim, queremos ter mais nadadores", conta o técnico, que iniciou o trabalho há oito anos. Hoje integram o time Luís Rogério Arapiraca e Marco Antonio Sapucaia, que defenderam o país no Mundial de Roma, na Itália, e competiram em Fortaleza.

O projeto inclui bolsas de estudo que vão de 30% a 100%, que podem ser pleiteadas por qualquer atleta. Não há número limite. Em alguns casos, os atletas treinam em seus clubes e usam a marca da FTC como um patrocinador. Cada um dos 23 nadadores, segundo Giammarino, possui seu próprio técnico contratado pela faculdade. Com isso, o time saiu do oitavo para o segundo lugar em quatro anos consecutivos nas Olimpíadas Universitárias. "Só perdemos para a Unip/SP, porque eles têm hoje muitos dos melhores nadadores do país", relata o treinador.

Jânio Silva, presidente da Faep, premia feras da natação com uniformes de grandes times.

Ao seu lado, Marco Sapucaia, que foi ao mundial de natação


Perspectivas:

O futuro para uma mudança no Piauí dá sinais tímidos de melhora. Já existem estudos para se ampliar o Aluno Atleta do Ceut, formando equipes de bolsistas da Natação e Atletismo. A idéia ainda pede ampliação no parque esportivo da instituição, restrito hoje ao ginásio, e pode beneficiar Camila Ravenna, aluna da faculdade e nadadora de melhor desempenho do Estado nos Jogos, disputando duas finais.

Quem terá condições para começar a formar equipes é a Novafapi, que deve montar em breve instalações esportivas para seu curso de Educação Física. Atualmente, a ação direta da faculdade no setor é o projeto de extensão de atenção à saúde de atletas. Alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Medicina acompanham nomes de diversas modalidades. Uma assistência que faltava ao esporte piauiense, e também é realizada durante competições locais pela Facid, instituição que já acompanhou jogadores de futebol do River.

Não se há notícia ainda, no entanto, de mais projetos para apoio específico aos atletas, como ocorre no resto do país. Nas instituições públicas, onde a bolsa de estudos é desnecessária, o problema ainda é de incentivo à prática esportiva e estrutural, em especial para o Atletismo. Ainda assim, é nas pistas da UFPI e UESPI que os principais nomes da modalidade treinam, mesmo que nelas não estudem. A piscina da UFPI é uma das duas únicas olímpicas no Estado - a outra fica no Jockey -, e dela vieram maior parte dos nadadores da delegação piauiense. Foram das universidades também que saíram maioria das equipes das modalidades coletivas.

Enquanto isso, o esforço de atletas e da Federação Acadêmica de Esportes do Piauí - Faep -, com ajuda de poder público e apoios privados, consegue manter o desporto universitário no Estado de forma desbravadora. Sob comando de Jânio Silva, a instituição já mantém eventos estaduais que vão além da seletiva para as Olimpíadas Universitárias, sempre com a presença de faculdades do interior do Estado, e agora se prepara para sediar torneios interestaduais.



Confira a cobertura do Cidadeverde.com nas Olimpíadas Universitárias:

OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS: Piauí se despede com 4 medalhas

É OURO: Fernanda Araújo fatura o bi nas Olimpíadas Universitárias

Camila Ravena disputa sua 2ª final nas Olimpíadas Universitárias
Benito é ouro pela BA; Reigiane dá prata a SC

Nilo Carvalho conquista bronze e dedica título a Floriano

Natação força últimas braçadas em busca do pódio no Ceará

Tricampeã vive dia de técnica do Piauí

Nilo Carvalho luta por medalha de bronze no torneio de Judô

Fernanda Araújo leva prata nas Olimpíadas Universitárias

Hayssa estreia nas Olimpíadas Universitárias no topo do pódio

Hayssa chega à final e já garante primeira medalha do Piauí

Sol forte e confusão nas regras suspendem torneio de judô

Piauiense faz seu melhor tempo no ano e está na final no Ceará

Fernanda Araújo está pronta para conquistar o bi no Ceará

Judô pode dar 1ª medalha do Piauí nas Olimpíadas Universitárias

Piauí continua sem vencer nas Olimpíadas Universitárias 2009


Fábio Lima-reportagem especial e fotos

fabiolima@cidadeverde.com







21 de ago. de 2009

Fernanda Araújo leva prata nas Olimpíadas Universitárias

Fernanda e o técnico Francisco Avelar

Matéria: Fábio Lima


A velocista Fernanda Araújo conquistou na manhã desta sexta-feira (21) a medalha de prata na prova dos 100 metros rasos no Atletismo. Atual campeã das Olimpíadas Universitárias, ela perdeu a chance de faturar o bicampeonato na linha de chegada, em disputa acirrada com Tânia Ferreira, com quem ela já havia disputado a semifinal e ficado um décimo atrás. Hoje a disputa foi tão equilibrada no estádio da Unifor, em Fortaleza/CE, que até o resultado oficial demorou a ser divulgado.

A prova aconteceu às 10h20min. Na quinta-feira, Fernanda havia perdido sua semifinal com 11s88, contra 11s85 de Tânia Ferreira. Por volta de 11h, a organização do torneio divulgou o resultado oficial, e realizou a premiação dos 100 metros rasos masculino, que ocorreu depois da disputa feminina.

Só uma hora depois, após muitas análises de fotografias da linha de chegada, o resultado foi confirmado com Fernanda Araújo em 12seg1, e Tânia Ferreira com 12seg.

"A prova em si foi muito forte. Corri solta, não senti nada, mas preciso melhorar minha saída e acelerar mais na chegada", disse a piauiense exigente, que mora na zona rural sudeste de Teresina. No próximo sábado, Fernanda Araújo ainda disputa a prova dos 200 metros rasos, onde também defenderá o título conquistado nas Olimpíadas Universitárias de 2008, em Maceió/AL.

Será a última participação piauiense no evento deste ano. A estudante da Face tem certeza de que estará na final, e irá faturar medalha. "Que eu vou subir no pódio, eu tenho certeza. Confio em Deus", concluiu.

9 de jul. de 2009

ATLETISMO: MOACIR ZIMMERMANN CONQUISTA O BRONZE NA MARCHA ATLÉTICA


Jânio Silva


Em disputa muito equilibrada, na manhã desta quinta-feira,(09), o Brasil conquistou sua terceira medalha na 25th UNIVERSIADE. Desta vez, com Moacir Zimmermann garantindo o bronze nos 20 km de marcha atlética.


Moacir que disputa pela primeira vez, uma Universiade, além de conquistar a medalha, garantiu vaga para o Mundial da modalidade com o tempo de 1:21:35. A prata e o ouro ficaram com os russos, Ruzavin Andrey, 1:21:08, e Bakulin Sergey, 1:20:52.

Na noite de ontem, (08), Reginaldo de Oliveira disputou a prova dos 10000m, chegando apenas na décima quarta colocação, com o tempo de, 30:00.69, e volta a competir no sábado,(11), na prova de meia maratona. Amanhã,(10), competem Fabiano Peçanha, nos 800m, Cisiane Dutra e Alessandra Picagevicz, nos 20000m de marcha atlética, todos com chances de conquistar medalhas.

6 de jul. de 2009

FUTEBOL FEMININO: BRASIL PERDE E ESTÁ FORA DA DISPUTA POR MEDALHAS


Jânio Silva


Brasil e Inglaterra, fizeram na tarde desta segunda-feira, 06/07, uma partida muito equilibrada, pelas oitvas de final da 25th Universiade. Mesmo Com muita dificuldade por conta do mal estado do campo, cheio de lama por todos os lados, as duas equipes, marcavam forte no meio campo e se alternavam no ataque.

Mostrando disposição, a seleção brasileira adiantou a marcação, e numa jogada rápida, Dayane abriu o placar aos oito minutos de jogo. Do outro lado, a forte equipe inglesa, também mostrava poder ofensivo, com várias jogadas pela lateral, e chutes de longa distância.

Na volta para o segundo tempo, a seleção brasileira recuou um pouco a marcação, cedendo o domínio do meio campo ao time inglês. Sem conseguir conter as jogadas do adversário, a goleira Viviane, passou a ser o nome do jogo, com três defesas importantes.

Aos trinta e cinco minutos da etapa final, Culvin, roubou uma bola pela esquerda e cruzou para área, e surpreendeu a goleira brasileira, que ainda tentou evitar que a bola entrasse no anglo esquerdo. Após o empate, as duas equipes, passaram a jogar com mais cautela, esperando o final da partida.

Com o resultado, a decisão ficou para a cobrança de pênaltis. Pelo lado brasileiro, Bebel,Bia, Dayane e Luana, desperdiçaram as cobranças. Mesmo com a goleira Viviane, melhor jogadora em campo, defendendo duas cobranças, o time inglês garantiu a classficação e a vitória pelo placar de 3 a 1.

No olhar das atletas brasileiras,tristeza e decepção pela derrota e por estar fora da briga por medalhas. Agora, a seleção irá disputar a classificação entre equipes do quinto ao oitavo lugar.


TAEKWONDO: NATÁLIA FALAVIGNA CONQUISTA MAIS UM OURO PARA O BRASIL


Jânio Silva


Confirmando as expectativas, o Taekwondo brasileiro conquistou mais uma medalha de ouro em Belgrado. Assim como Diogo Silva, Natalia Falavigna, até 72 kg, entrou no tatame e mostrou a força do Brasil na modalidade. Para chegar a final, Natalia teve que superar três fortes adversárias.

Logo na primeira luta, Natalia enfrentou a Coreana, An Sae Bom, que dificultou bastante as ações da brasileira. Mesmo com as dificuldades, e tendo que ser atendida após um chute forte da adversária, Natalia teve paciência para encaixar seus golpes e vencer por 4 a 1.

Em seguida, Natália venceu a americana, Maia Eubanski, e a Tailandesa,Prasopsuk Rapatkom. Na final, Natália enfrentou a chinesa, yin Gying Han. Tomando a iniciativa da luta, Natália abriu vantagem de dois pontos no primeiro Round. Já no segundo Round, a chinesa atacou bastante a brasileira tentando igualar os pontos.

Pressionada pela adversária, aos vinte sete segundos do final da luta, Natália recebe um chute na cabeça, e a chinesa empata a luta. Determinada e muito concentrada, Natália, esquece o susto e surpreende a adversária a sete segundos do final com um golpe, e conquista a medalha de ouro.

Está é a segunda particpação de Natália em Universiades. em 2003, na Coréia, a atleta já havia conquistado a prata. Sua maior conquista foi a medalha de bronze em Pequin, em 2008.



4 de jul. de 2009

FUTEBOL: seleção feminina classificada e seleção masculina fora disputa pelo titulo


Jânio Silva


As seleções universitárias de futebol masculino e feminino do Brasil jogaram na tarde de hoje, 04/07, Com tarefas bem distintas. O futebol feminino já classificado para a fase seguinte da Universiade jogou contra a forte equipe da korea, apenas para definir a primeira colocação do grupo. Empatadas em número de pontos e vitórias, a korea tinha a vantagem do empate por ter melhor saldo que o Brasil.


Sabendo da dificuldade, o time brasileiro tomou iniciativa do jogo, e manteve o ritimo apresentado nos jogos anteriores. Mesmo com algumas jogadoras sendo poupadas, a seleção conseguiu marcar. Após jogada pela direita, Viviane Vilar apareceu para concluir e garantir a classificação em primeiro da chave.
Bem diferente do time feminino, a seleção masculina precisava vencer a frança que jogava pelo empate. A partida começou com as duas equipes marcando forte. Aos 18 minutos, após falta violenta a equipe francesa perde um jogador expulso. Apesar da vantagem numérica, o time brasileiro, pouco criou e chutou a gol.

Na volta pro segundo tempo, o time brasileiro voltou modificado com a entrada de João César. Logo aos cinco minutos de partida, a frança teve o segundo jogador expulso. A seleção foi ao ataque, porém continuou sem criatividade. No final da partida, o time verde amarelo ainda desperdiçou a única chance clara de gol. Após jogada pela esquerda, André, dentro da área chutou por cima do gol. Com o resultado a seleção está fora da disputa pelo titulo, e joga agora pela classificação entre o nono e décimo sexto lugar.

TAEKWONDO: Diogo Silva conquista ouro em Belgrado










É do Taekwondo a primeira medalha de ouro do Brasil na 25th Universiade. Diogo Silva, (67 kg), superou cinco adversários até conquistar a medalha. Bronze em Izmir em 2005, Diogo enfrentou na última luta o Koreano Lee Soonkil, adversário difícil que o brasileiro superou com muita habilidade e técnica.



Diogo é representante do crescimento do taekwondo, e de uma nova geração que disponta com muita esperança de que a modalidade possa crescer muito ainda, novos atletas possam surgir e conquistar títulos para o Brasil.

Departamento médico presta atendimento a delegação brasileira em Belgrado


Jânio Silva


Com uma equipe de profissionais nas áreas de medicina do esporte, massoterapia e fisiologia, o departamento médico do Brasil, está atendendo de forma integral toda a delegação brasileira que participa da 25th Universiade.


A equipe reveza os trabalhos, prestando atendimento junto aos atletas nos locais de treino, jogos e na própria Vila Olímpica. Sérgio Macedo, médico responsável pelo departamento, revela que, “durante o dia a equipe é distribuída de acordo com as necessidades da delegação. No período da noite, o departamento sempre fica comum profissional a disposição. Até momento, nenhum caso mais grave, apenas lesões normais”.

3 de jul. de 2009

FUTEBOL FEMININO: Brasil vence Alemanha e garante vaga na próxima fase da Universiade


Matéria e foto: Jânio Silva

Com um futebol rápido, muita marcação e entrosamento, a seleção brasileira de futebol feminino garantiu vaga na segunda fase da Universiade, após vencer na manhã desta sexta-feira, o3/07, a forte seleção da Alemanha.


Durante toda a partida, a equipe brasileira manteve um excelente equilíbrio e volume de jogo sempre com jogadas pelas laterais e em velocidade. O ataque brasileiro estava inspirado e deu muito trabalho a defesa alemã. Aos seis minutos do primeiro tempo, após cruzamento pela direita, a bola sobrou na frente da área para Bebel, que ajeitou, e com um lindo chute, acertou o anglo da goleira adversária para marcar um golaço.

Mesmo com um a zero no placar, a seleção continuou no ataque criando várias chances de gol. Na tentativa de conter o ataque brasileiro, o time alemão passou a cometer várias faltas nas atletas brasileiras, que reclamaram bastante da arbitragem. Na volta para o segundo tempo, as meninas do Brasil, partiram pra definir a partida. Após escanteio cobrado pela direita, a zaga adversária falhou e a bola entrou direto, gol olímpico novamente com Bebel.


O Brasil ainda ampliou o placar no final da partida. Depois de um lance confuso na área Renata aproveitou a sobra e mandou para o fundo da rede, marcando o terceiro do Brasil e garantindo a vitória brasileira. A seleção volta a jogar, amanhã, 04/07, contra a seleção da Coréia do Sul.

VOLEIBOL MASCULINO: Brasil vence Montenegro e começa bem a Universiade

Janio Silva

Começou bem a participação da seleção brasileira de voleibol masculino na Universiade. Jogando de forma objetiva, a equipe venceu ontem, 02/07, a seleção de Montenegro pelo placar de 3 sets a 0. A equipe mostrou entrosamento, variando bem as jogadas no ataque e equilíbrio na defesa.

Para a próxima partida diante da seleção da Turquia, neste sábado, ás 18h, no ginásio SH Smederevo, a seleção brasileira, pretende melhorar seu desempenho, e conquistar a segunda vitória na competição. Caso isso aconteça, a equipe estará próxima da classificação para a fase seguinte da competição.

2 de jul. de 2009

FUTEBOL MASCULINO: EM JOGO DE MUITOS ERROS BRASIL PERDE PARA O JAPÃO


Jânio Silva


A seleção brasileira masculina universitária foi derrotada na manhã desta quinta-feira, 02/07, pela seleção japonesa, na segunda rodada da Universíade. Apesar de ter saído na frente com um gol do atacante Bala, aos 16 minutos do primeiro tempo, a equipe teve dificuldades para vencer a marcação japonesa.


Mesmo com um volume maior de jogo, o time brasileiro sofreu o empate aos 35 minutos com um gol de pênalti, marcado por Mithsuira. No segundo tempo, o Brasil fez duas modificações pra tentar acertar a equipe. Entraram Paulinho e Leandro, saíram João César e Japão. No entanto, dentro de campo, o time continuou errando e permitindo vários contra-ataques ao adversário.

Após duas chances concretas de gol desperdiçadas pelo Brasil, o time japonês voltou a marcar e definir a partida com três gols do atacante Nagai, destaque da partida. O treinador da equipe Marcus Loss, avaliou que, “a equipe precisa ter um pouco mais de paciência pra buscar o resultado, e aproveitar as oportunidades de gol. Com uma equipe organizada taticamente como o Japão, não dá pra errar tanto, é preciso melhorar”.


Na próxima partida, o Brasil precisa vencer o time da frança, para assegurar a classificação para segunda fase. Para o atacante, bala, autor dos dois gols do Brasil até agora na competição, “apesar do resultado inesperado, a equipe deve dar a volta por cima, e apresentar um melhor futebol contra a frança.

BELGRADO ABRE OFICIALMENTE 25th UNIVERSÍADE






Muita receptividade, organização e tecnologia, marcaram a abertura oficial da 25th UNIVERSÍADE, realizada na cidade de Belgrado na Sérvia. Atletas de 145 países Participaram do desfile e da festa do desporto universitário internacional.

Para dar as boas vindas aos atletas e ao público que lotou a Arena Belgrado, o presidente da FISU, George Killian, valorizou o espírito competitivo dentro da competição, e a importância e crescimento do desporto universitário no cenário mundial.

A bandeira brasileira foi conduzida pela atleta, Desiré Flores, campeã com a seleção brasileira de futebol feminino em Izmir na Turquia (2005), e terceira colocada em Bangkok na Tailândia (2007).

Após o acendimento da tocha olímpica, o evento foi encerrado com uma linda apresentação que contou com música, dança, e um show de tecnologia com imagens que mostravam elementos da cultura, natureza e esporte.

1 de jul. de 2009

CBDU PRESTA HOMENAGEM EM JANTAR DE COMEMORAÇÃO



Jânio Silva





Reunida em Belgrado, na sérvia, onde participa junto com a delegação brasileira da 25th Universíade, a CBDU, ofereceu, noite de ontem, 01/07, um jantar de confraternização e comemoração, aos setenta anos que a instituição irá completar no próximo dia 09 de agosto. O jantar aconteceu no restaurante Aero Club, no centro de Belgrado.


Entre os convidados, todo o comitê executivo da FISU, Júlio Filgueira representando o ministério dos esportes brasileiro, Marcus Vinicius Freire representante do comitê olímpico brasileiro, o embaixador do Brasil na sérvia, Dante Coelho, sua esposa, diversos diplomatas, todos os presidentes de federações acadêmicas do Brasil presentes em Belgrado, além de toda diretoria da CBDU.

Aproveitando a presença dos diversos representantes de entidades do desporto brasileiro e da embaixada brasileira, a CBDU homenageou e agradeceu a todos, pela ajuda e apoio dados a confederação brasileira. e que permitiu a CBDU, conquistar o momento atual de solidez e destaque internacional.

29 de jun. de 2009

BASQUETEBOL BRASILEIRO CONQUISTA TORNEIO NA ALEMANHA


Jânio silva
foto: Marcelo Falcâo


Concluindo a fase de preparação para a disputa da Universíade, a seleção Brasileira universitária de Basquetebol, venceu na Alemanha o Top Four, torneio organizado pela Universidade de Munster, com jogos realizados no ginásio Sporthalle Berg Fidel.

Alemanha, Brasil, Israel e Ucrânia participaram da competição que foi disputada em pontos corridos. O Brasil venceu o torneio de forma invicta, com vitória em cima da Alemanha na partida final. Já em Belgrado, a seleção brasileira realizou o último amistoso contra a seleção da Austrália, onde venceu pelo placar de 59 x 51.

Marcelo Falcão, chefe da delegação brasileira, avalia que, “essa foi à melhor preparação da modalidade para uma Universíade. há oito anos nenhuma seleção nacional da modalidade conquistava um título internacional’’. Mesmo numa chave considerada forte, com Israel, Rússia e Gabão, dirigentes e atletas, acreditam na classificação para a fase final da competição.

A estréia do Basquete brasileiro está marcada para Quinta-feira, 01/07, contra a seleção de Israel, no ginásio SH FMP Zeleznik.

FUTEBOL FEMININO PRONTO PARA ESTRÉIA EM BELGRADO


Jânio Silva
foto: Jânio Silva


A seleção brasileira de futebol feminino encerrou hoje, 29/06, sua preparação para estréia na UNIVERSÍADE. Terceira colocada na última edição da competição, as meninas do Brasil, encaram amanhã às 10h, horário local, a seleção da África do Sul.

Durante a fase de preparação, a equipe treinou 12 dias em São Paulo, onde utilizou o Parque Ecológico do Corinthians e o Centro de treinamento Leonardo Placutti em Itu. A delegação composta de uma comissão técnica e 20 atletas realizou ainda dois amistosos contra Corinthians feminino, onde empatou por 2x2, e contra o Sub-15 masculino da cidade de Itu, com placar final de 2x1 para o time verde amarelo.

A preparação feita pela comissão técnica foi conduzida pela manutenção física das atletas, com prioridade para parte técnica e tática, uma vez que a maioria do grupo estava em atividade em seus clubes. Para o treinador da equipe, Maurício Salgado, ‘’Apesar de algumas dificuldades no inicio, a equipe tem várias atletas com experiência internacional, e a expectativa é de que o grupo conquiste a classificação na primeira fase e chegue na fase final com grandes possibilidades de conquistar o título”.

9 de jun. de 2009

BASQUETEBOL: SELEÇÃO BRASILEIRA UNIVERSITÁRIA SE APRESENTA NO CLUBE PINHEIROS



JÂNIO SILVA
Com informações CBDU
FOTO AO LADO: WALTER ROESE

A seleção brasileira masculina de Basquetebol já está reunida visando a preparação para a 27ª UNIVERSIADE que acontece de 1º a 12 de Julho na cidade de Belgrado na Sérvia. A apresentação aconteceu no último domingo (07/06), no Clube Pinheiros em São Paulo.
Uma parceria entre CBDU e Pinheiros disponibiliza toda a estrutura necessária para uma preparação de alto rendimento com objetivo de atingir resultadosexpressivos durante a competição internacional.

Com uma comissão técnica competente formada pelo treinador Walter Roese (atual assistente técnico da Universidade americana de Nebraska) e por Marco Aurélio Pegolo, mais conhecido como Chuí (atual técnico de Araraquara), a seleção brasileira conta ainda com um elenco forte e experiente.

Durante a primeira fase de preparação que acontece de 07 a 18/06, o grupo realizará treinamentos diários no Clube Pinheiros nos horários de 09h ás 11:30h e das 17h ás 19h, além de treinos para manutenção muscular. Ainda no Brasil, a seleção conclui a segunda fase de treinamentos com a realização de três jogos amistosos, com local e adversários a serem definidos.

Na fase de preparação internacional, a seleção participa entre os dias 23 e 27/06 do Torneio Internacional Top Four da Alemanha, onde enfrenta equipes alto nível como Israel, Alemanha e Ucrânia. A preparação termina já em território Sérvio com dois amistosos com adversários a serem definidos.

“Estamos no caminho certo e novamente fazendo uma preparação voltada a resultados, a CBDU está nos propiciando toda a estrutura necessária para conseguirmos nossos objetivos. Nossa meta é buscar uma medalha nesta Universíades”. Declarou Walter Roese, (técnico da Seleção).

PARCERIA: FUNDESPI VALORIZA ESPORTE UNIVERSITÁRIO NO PIAUÍ



MATÉRIA E FOTO:
JÂNIO SILVA

Há quatro anos, uma parceria entre a FAEP e a Fundação dos Esportes do Piauí – FUNDESPI vem modificando a estrutura do esporte universitário no estado. A parceria que teve inicio em 2004, proporcionou principalmente a integração e a participação entre alunos e instituições do interior do estado com as da capital.

O presidente da FUNDESPI, Vicente Sobrinho, avalia que, “é muito importante valorizar a participação dos jovens junto ao esporte universitário, pois é um importante meio de formação social e moral do jovem junto à sociedade". Segundo Vicente, o governo do estado tem buscado atender a necessidades deste público, incentivando e promovendo junto a FAEP a participação dos atletas em competições dentro e fora do estado.

Para isso, o Governo do estado adquiriu um transporte que será disponibilizado às diversas modalidades do esporte no estado, atendendo a uma antiga reivindicação das federações e dos próprios atletas.

4 de jun. de 2009

OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS 2009: CLASSIFICADOS PARA ETAPA NACIONAL

JÂNIO SILVA

Confira abaixo a relação completa dos classificados para a Etapa nacional em Fortaleza de 14 a 22 de agosto.

MODALIDADES COLETIVAS:

FUTSAL:

MASCULINO: FACULDADE CEUT
FEMININO: UFPI-THE

HANDEBOL:

MASCULINO: UFPI-THE
FEMININO: FACULDADE NOVAFAPI

BASQUETE:

MASCULINO: UFPI-THE

VOLEIBOL:

MASCULINO: UESPI-THE

MODALIDADES INDIVIDUAIS:

ATLETISMO:

FEMININO:Fernanda Araújo (FACE) – 100 e 200m rasos

MASCULINO:

Alembert Miranda – (FSA) -100m rasos
José Alves F. Júnior (UFPI) – 200m rasos
Douglas Sales da Silva (UFPI) – 5000m rasos
Alberto Gomes (UFPI) – Salto em Distância

NATAÇÃO:

MASCULINO

Anderson Lima (UFPI) – 50 Livre, 50 Borboleta, 100 Livre, 50 Costas
Emerson Abraão (UFPI) – 100 Peito
Gabriel Mendes (UFPI) – 50 Costas, 200 Costas
Ramon Nunes (UFPI) – 50 Costas, 400 Livre
Kelson Oliveira (NOVAFAPI) 100 Peito, 50 Peito, 50 Livre
Marcelo Medeiros (NOVAFAPI) – 50 Peito, 50 Borboleta


FEMININO

Teresa Nascimento (UFPI) – 50 Livre, 50 Borboleta,
Ana Carolina (UESPI) – 50 Peito, 100 Peito, 200 Peito
Camila Ravenna (CEUT) – 5 Livre, 100 Livre, 50 Costas, 50 Borboleta, 200 Medley
Ma Vie Arruda (UFPI) - 50 Peito
Isabela Magalhães (UFPI) - 100 Livre

JUDÔ:

MASCULINO:

Samuel Azevedo – (IFPI) até 60 kg
Nilo Carvalho – (FAESF) até 66 kg
Werton Júnior- (UFPI) até 73 kg
Medeiros Neto – (NOVAFAPI) até 81 kg
Raniery Henrily – (UFPI) até 90 kg
Luiz Figueiredo – (UFPI) até 100 kg
Francisco Soares Neto – (UFPI) + 100 kg

FEMININO:

Germana Gismonti – (FACE) até 57 kg
Luciana Caldas – (UFPI) até 70 kg
Hayssa Evellin – (FACE) até 78 kg
Gisely Pollyana – (FACE) + 78

XADREZ:

Lázaro Miranda - (UFPI)
Fábio Victor – (IFPI)
Thiago Alves – (IFPI)

OLIMPIADAS UNIVERSITÁRIAS 2009: ETAPA ESTADUAL CHEGA AO FIM NO PIAUÍ

JÂNIO SILVA

Terminou ontem, 03/06, a etapa estadual das olimpíadas universitárias 2009, que definiu os classificados para representar o estado do Piauí na fase nacional da competição que acontecerá na cidade de Fortaleza de 14 a 22 de agosto.

Três partidas movimentaram a noite no ginásio da faculdade CEUT que estava totalmente lotado pelo público. Na primeira partida, as equipes de handebol feminino da NOVAFAPI e UFPI-THE fizeram um jogo muito disputado até o último minuto. No final, o time da NOVAFAPI garantiu a vitória apertada pelo placar de 13 x 12, e conquistou o bicampeonato da modalidade.

SEGUNDO JOGO:

No segundo jogo, as equipes da faculdade CEUT e UFPI-THE eternas rivais, se enfrentaram pela terceira vez em quatro anos na final da etapa estadual. No primeiro tempo a partida terminou com o placar de 02 x 01 para o CEUT, mostrando equilíbrio entre as equipes.

No segundo tempo, o CEUT atual campeão da competição, não tomou conhecimento do adversário que parecia sonolento no jogo, e aplicou uma goleada de 09 x 02 conquistando pela quinta vez o titulo da competição.

JOGO DA NOITE:

No jogo principal, as equipes da UFPI-THE e FACE fizeram um jogo de muita emoção e equilíbrio. As duas equipes buscavam o gol a todo instante e levavam o público que lotou as arquibancadas ao delírio.

Como as duas equipes marcavam forte, o duelo passou a ter duas protagonistas. As atletas Nathaxa Medeiros (FACE) e Aline Maria (UFPI) empurravam suas equipes e faziam belas jogadas em busca do gol. No final da partida o empate de 02 x 02, trouxe mais emoção com a decisão na cobrança de pênaltis.

Somente após uma série de cobranças, com defesas, chutes pra fora e muitos gols, a equipe da UFPI-THE levou a melhor sagrando-se campeã da competição.

RESULTADOS DAS FINAIS;

HANDEBOL FEMININO:

NOVAFAPI 13 X 12 UFPI-THE

FUTSAL MASCULINO

CEUT 09 X 02 UFPI-THE

FUTSAL FEMININO
UFPI-THE 06 X 05 FACE

2 de jun. de 2009

FAEP ENCERRA ETAPA ESTADUAL DAS OLIMPÍADAS UNIVERSITÁRIAS 2009 NESTA QUARTA 03/06


JÂNIO SILVA

Nesta quarta-feira a partir das 18h no ginásio da Faculdade CEUT, a Federação Acadêmica de Esportes Piauiense-FAEP, realiza a rodada de encerramento da Etapa Estadual das Olimpíadas Universitárias 2009.

Na oportunidade, serão realizadas as finais de três modalidades, Handebol Feminino, Futsal Masculino e Futsal Feminino. No Handebol feminino a equipe da UFPI-THE tenta superar a equipe da NOVAFAPI atual campeã da modalidade e time de melhor campanha da etapa 2009.

No futsal masculino, as equipes da CEUT e UFPI-THE fazem pela terceira vez em quatro anos a final da competição estadual. O CEUT tenta manter o posto de atual campeão da etapa estadual na modalidade. Já a equipe da UFPI, que tem seu elenco renovado com novos talentos, aposta na união do grupo que cresceu muito durante a competição.

No futsal feminino, modalidade em que houve o maior equilíbrio entre os participantes da competição, as equipes da UFPI-THE e FACE fazem uma final inédita. A equipe da FACE, estreante na modalidade, foi o grande destaque durante a fase de classificação. Do outro lado, a equipe da UFPI-THE, tri-campeã universitária e favorita ao titulo.

Confira abaixo a data, local e horário dos jogos:

LOCAL: GINÁSIO DA FACULDADE CEUT
DATA: QUARTA-FEIRA 03/06

HANDEBOL FEMININO

18h – NOVAFAPI X UFPI-THE

FUTSAL MASCULINO

19h – CEUT X UFPI-THE

FUTSAL FEMININO

20h – UFPI-THE X FACE

1 de jun. de 2009

FUTSAL MASCULINO: CEUT E UFPI-THE VOLTAM A SE ENFRENTAR EM FINAL



JÂNIO SILVA

Pela terceira vez em quatro anos as equipes da Faculdade CEUT e UFPI-THE, se enfrentam na final da Etapa Estadual das Olimpíadas universitárias. O confronto já é considerado o maior do esporte universitário no Piauí.

De um lado o CEUT dono da melhor campanha e atual campeão da competição. Do outro, a equipe da UFPI-THE totalmente renovada e que cresceu muito dentro da competição. Para garantir vaga na final, o CEUT venceu o time da Faculdade NOVAFAPI pelo placar de 07 x 02, e a equipe da UFPI-THE bateu o time da UFPI-PICOS pelo placar de 04 x 01.

Mais uma vez o público deve lotar o ginásio da faculdade CEUT para conferir de perto a partida que será realizada nesta quarta-feira a partir das 19h. uma atração a parte será o confronto entre os treinadores das duas equipes Zé Ribas da CEUT e Evaldo Júnior da UFPI-THE que já trabalharam juntos e se conhecem a mais de 15 anos.

FUTSAL FEMININO: UFPI-THE E FACE FAZEM FINAL INÉDITA


JÂNIO SILVA

Duas partidas emocionantes nas semifinais do futsal feminino na etapa estadual das olimpíadas universitárias 2009.

No primeiro jogo, as equipes da UFPI-THE e UESPI-THE, fizeram um jogo muito equilibrado. Com as equipes buscando o gol a todo instante, as goleiras foram destaque com defesas incríveis.

Logo há um minuto e vinte de jogo, Viviane abriu o placar para a equipe da UFPI-THE. Aos dezoito, Barbara marcou o segundo, fechando o primeiro tempo em 2x0.

Na etapa complementar, o jogo passou a ser só emoção. A equipe da UESPI-THE foi pra cima e Euzilene de pênalti diminuiu aos vinte um e cinqüenta. Melhor nas finalizações, a equipe da UFPI voltou a marcar, desta vez aos vinte e quatro minutos com Mona lisa.

Quando todos pensavam que o jogo caminhava para a vitória da UFPI, Marina aos vinte quatro faz dois a um, e aos trinta e sete novamente, a jovem atleta inspirada marca o gol de empate e a partida vai para a decisão por pênaltis.

Na cobrança dos pênaltis, após a terceira série de cobranças, a goleira Laylani da UFPI, defendeu o pênalti cobrado por Érika, goleira adversária e garantiu a vaga da equipe para a final.

SEGUNDO JOGO:

Na outra semifinal, as equipes da NOVAFAPI e FACE, também fizeram um jogo muito equilibrado. Uma das favoritas ao titulo, a equipe da NOVAFAPI tomou a iniciativa do jogo a partiu pra cima do adversário em busca da vitória.

Do outro lado, as meninas da FACE armaram uma verdadeira barreira e com uma forte marcação paravam o time verde no ataque. Com a marcação dando certo, o contra-ataque foi arma decisiva da partida. Aos dezoito minutos Nathaxa em jogada rápida deixou Andréia livre para abrir o placar.

No segundo tempo, a equipe da NOVAFAPI saiu de vez em busca do empate, várias foram às tentativas, mas todas bem marcadas pela equipe da FACE. Foi então que Analini em uma linda jogada individual, driblou três adversárias e marcou um golaço e garantiu a vitória e a vaga na final da competição.

Resultado final dos jogos – futsal feminino

UFPI-THE 03 X UESPI-THE
Nos pênaltis
UFPI-THE 05 X 04 UESPI-THE

FACE 02 X 0 NOVAFAPI

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí