4 de set. de 2009

CBDU na contagem regressiva para Rio 2016

Por: Pollyanna Pádua


Há um mês da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo COI, dia 02/10, CBDU, federações, atletas e estudantes universitários de todo país estão na torcida pela candidatura Rio 2016.Há um mês da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo COI, dia 02/10, CBDU, federações, atletas e estudantes universitários de todo país estão na torcida pela candidatura Rio 2016.

O Brasil iniciou, na última quarta-feira (02/09), contagem regressiva para o anúncio da cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Entre as candidatas está o Rio de Janeiro. E a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em nome de toda a comunidade universitária do país, está na torcida e acredita no projeto Rio 2016.

"Sabemos da importância que é para o Brasil, para a juventude brasileira, receber uma edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Temos total certeza da competência e da capacidade do Rio de Janeiro, de todas as entidades esportivas nacionais, em especial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e das autoridades brasileiras, em organizar uma Olimpíada. A CBDU apoia a candidatura Rio 2016 e o esporte brasileiro", destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

A escolha oficial da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será realizada no dia 02 de outubro, em Copenhangue, na Dinamarca, por meio de votação dos 115 membros do COI. Além do Rio de Janeiro, Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha) estão na disputa pelas Olimpíadas.
O sonho e o projeto da candidatura Rio 2016 nasceram há exatos três anos, durante Assembléia do COB, em 1º de setembro de 2006, na qual definiu-se o Rio de Janeiro como cidade brasileira postualmente à candidatura dos Jogos Olímpicos de 2016. Um ano depois, no dia 07 de setembro de 2007, o COB oficializou junto ao COI a 'cidade maravilhosa' como candidata à sede das Olimpíadas.

Em junho de 2008, na Grécia, o COI escolheu o Rio como uma das cidades finalistas candidatas aos Jogos de 2016 ao lado de Chicago, Tóquio e Madri. Ficaram fora da disputa Praga (República Tcheca), Baku (Azerbaijão) e Doha (Quatar). E, em maio deste ano, 13 membros da Comissão de Avaliação do COI estiveram no Rio de Janeiro para visitas técnicas às instalações esportivas da capital carioca e encontros com o Comitê Rio 2016.

Nos próximos 30 dias a CBDU convoca todas as federações, atletas e estudantes universitários a entrar na torcida e na contagem regressiva para o anúncio da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Vamos todos vestir a camisa da campanha Rio 2016 e mostrar a força do jovem brasileiro", completa Luciano Cabral.

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí