4 de set. de 2009

Depois da primeira edição do Ciclo Olímpico em Fortaleza 2009, as Olimpíadas Universitárias voltam a Blumenau em 2010

www.olimpiadasuniversitarias.com.br



Blumenau será a sede das Olimpíadas Universitárias, em 2010. A cidade catarinense, que já recebeu o evento em 2007, sucederá Fortaleza que foi a anfitriã da bem sucedida edição de 2009. Inicialmente, a competição do próximo ano está agendada para o mês de novembro, ainda sem data definida. Antes de desembarcar no Sul do país, o Ceará realizou com louvor a maior edição Olimpíadas Universitárias, a primeira do segundo Ciclo Olímpico. Durante os dias 14 e 23 de agosto, Fortaleza recebeu a edição de 2009 do evento, que mobilizou mais de 4 mil pessoas, sendo 3.400 participantes (3.000 atletas), um recorde. A mais importante competição universitária do Brasil contou com a presença de atletas olímpicos e pan-americanos em suas oito modalidades: quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez. A Federação Universitária Paulista de Esportes foi a primeira colocada em termos de aproveitamento, somando 347 pontos; em segundo lugar ficou a Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU), com 288 pontos, e, em terceiro, a Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ), com 257.


Mais uma vez, além da competição, os participantes puderam desfrutar de uma intensa programação cultural, com apresentações musicais, teatrais e humorísticas, durante as refeições. Além disso, também no refeitório, foram realizadas ações educativas: dois estandes montados especialmente para tinham a função de informar aos jovens sobre métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e sobre os cuidados com o meio ambiente.

"Além da presença de grandes atletas, o evento tem o compromisso de propagar os ideais olímpicos e colaborar com a formação do cidadão através de cultura, entretenimento e lazer", afirma Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009. Outro motivo de satisfação para os organizadores é a adesão total dos estados em 2009. "A cada ano, aumenta o número de participantes. A presença de todos os estados e do Distrito Federal (27 delegações) neste começo de Ciclo demonstra que as Olimpíadas Universitárias estão no caminho certo. Sempre evoluindo. O objetivo de contribuir para o progresso do esporte acadêmico vem sendo alcançado", comemora Hubner. "Depois de duas edições nordestinas, Maceió 2008 e Fortaleza 2009, as Olimpíadas Universitárias voltam ao Sul do Brasil em 2010 (Blumenau), comprovando que são um evento sem barreiras regionais", completa.


A presença de atletas e técnicos de alto nível colaborou para os grandes resultados alcançados na edição cearense, em 2009. Alguns dos nomes mais importantes presentes em Fortaleza foram: Matheus Inocêncio, Hudson de Souza e Mônica Freitas (atletismo), Fernando Souza (natação), Léo Bortolini e Aline Pará (handebol) e o técnico Paulo César Oliveira (futsal), entre outros.

Atletismo - A pernambucana Tânia Ferreira (Faculdade Maurício de Nassau/PE) conquistou medalhas de ouro nos 100m, no salto triplo e no revezamento 4x100m. O atleta da Universidade Potiguar, Diego Cavalcanti, venceu nos 100m e 200m, em Fortaleza, e saiu do Ceará como o homem mais rápido da competição. Hudson de Souza (1.500m), Matheus Inocêncio (110m com barreiras), Lucélia Peres (5.000m) e Mônica Freitas (salto em altura) confirmaram a condição de favoritos.


Basquete - O Rio de Janeiro (UCB) sagrou-se campeão nas categorias masculino e feminino, na Divisão Especial. No masculino, venceu o time da UNIP (SP) por 78 a 60. No feminino, a vitória foi sobre a equipe da Uniaselvi (SC), por 56 a 39. Destaque para os jogadores Marcellus e Wagner, ambos campeões brasileiros pelo Flamengo, e para Clarissa Cristina, que disputará a Liga européia por uma equipe de Portugal. A técnica Rafaela Bauer Feldt, que dirigiu, interinamente, as duas equipes merece menção honrosa. Em 2010, FMN (PE), no masculino, e Maurício de Nassau (RN), no feminino, jogarão a Divisão Especial, por terem sido campeões da Primeira Divisão. Os vice-campeões LUMEN (PB), no masculino, e, FCHELR (RO), feminino também conquistaram vaga na elite do torneio de basquete, em 2010.


Futsal - São Paulo dominou a disputa no masculino e no feminino superando duas equipes catarinenses. A equipe da Uni Sant'anna venceu por 2 a 1 a da Unochapecó (SC), no feminino; e no masculino, a UNIP, do técnico PC Oliveira superou a Uniaselvi (SC) por 3 a 0. UNIFOR (CE) e UCB (RJ), feminino e masculino, respectivamente, venceram a Primeira Divisão e subiram para a Divisão Especial, em 2010; assim como os medalhistas de prata, UNIFOR (CE), no masculino, e UCB (DF), no feminino.


Handebol - A FURB (SC) foi a grande campeão no torneio feminino ao derrotar a AESO (PE) por 27 a 21. O destaque da equipe foi Aline Pará, da Seleção Brasileira. Outro atleta de Seleção, Léo Bortolini foi o grande nome da UNOPAR (PR) no torneio feminino. Na final, os paranaenses superaram a forte UNIP (SP), de Guilherme Rosa por 30 a 25, em um dos jogos mais aguardados da competição. Na Primeira Divisão, a campeã LUMEN (PB) e a CESMAC (AL), no masculino; e a primeira colocada UNIP (SP) e a FAMA-SLZ (MA), no feminino, subiram para a Divisão Especial.

Judô - Depois do vice-campeonato em 2008, Benito Mussolini conquistou, enfim, o título na categoria -66kg, nas Olimpíadas Universitárias. Representante da FTC (BA), o lutador piauiense venceu Charles Chibana da UNIP (SP) e ficou com o ouro. Já o paranaense Rafael da Silva (UNIP) sagrou-se bicampeão ao derrotar Guilherme de Souza (CUCL / RJ), na categoria (+100kg).


Natação - Entre as medalhas conquistadas pelo atleta olímpico Fernando Souza (UNIP / SP) está a da prova dos 50m livre. Fernando dividiu o status de nadador mais veloz da competição com Guilherme Roth (UNISUL / SC), ouro nos 100m e 200m livre. Felipe Lima (UNIC / MT) conquistou a primeira colocação nos 50m peito. Carolina Mussi (UNIP /SP), nos 50m e 200m peito e Etiene Medeiros (Faculdade Maurício de Nassau / PE), 50m borboleta e Flávia Borges, campeã nos 100m e 200m livre foram outros nadadores com resultados relevantes.

Vôlei - A FMN (PE) derrotou a FURB (SC), no feminino, por 3 a 1 (18/25, 25/16, 25/15 e 25/12) e sagrou-se campeã da Divisão Especial. No masculino, pelo mesmo placar, 3 a 1 (20/25, 26/24, 25/22, 25/22), a UPIS (DF) venceu a UNIP (SP) e ficou com o título da Divisão Especial. ULBRA (RS) e ESMAC (PA), campeã e vice no feminino; e, FVB (PE) e UNIFOR (CE), primeiro e segundo lugares, no masculino, garantiram vaga na Divisão Especial em 2010.


Xadrez - Os enxadristas Krikor Mekhitarian (Mackenzie / SP) e Janine Martinez (UNIP / SP) conquistaram as medalhas de ouro, masculina e feminina, respectivamente, e tiveram as atuações mais destacadas no torneio da modalidade nas Olimpíadas Universitárias Jubs 2009.

As Olimpíadas Universitárias 2009 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí