27 de mar. de 2012

I Jogos Universitários Indígenas de Roraima

Fonte: FUER

Federação Universitária de Roraima promoverá clínicas esportivas



A Federação Universitária de Esporte de Roraima (FUER) promoverá durante os I Jogos Universitários Indígenas de Roraima um workshop esportivo das modalidades de futsal, judô e basquetebol, além de uma palestra sobre os Jogos Mundiais Universitários (Universíade), terceiro maior evento esportivo do mundo.


Ao todo são ofertadas 50 vagas e os interessados devem realizar a inscrição enviando os dados pessoais para o e-mail fuer@cbdu.org.br. É preciso colocar número da Carteira de Identidade, CPF, endereço, profissão, e-mail e telefone para contato.


As atividades serão realizadas nos dias 28 e 29 de abril, no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS). Podem participar professores de Educação Física, profissionais da área e atletas. A inscrição custa R$ 70,00 e dá direito a participar dos cursos e da palestra.


A clínica de judô ocorrerá no sábado (28) e será ministrada por Ney de Lucca Mecking, presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU e doutor em Educação Física pela Academia Federal de Educação Física de Moscou. O curso contará com atividades teóricas e práticas de saudações, posturas, pegadas, deslocamentos, defesa contra quedas, entre outras.


No domingo (29), das 9h às 10h, será realizada a palestra “Universíade – 3° maior evento esportivo do mundo”, ministrada pelo presidente da Federação Acadêmica de Esportes Piauiense, Jânio Silva. A Universíade reúne a cada dois anos centenas de atletas universitários de todo mundo, sendo palco para jovens destaques do esporte. Vários países utilizam a competição como preparação de suas futuras equipes e atletas olímpicos. Em 2013, a Universíade de Verão será em Cazã, na Rússia.


Ainda no domingo (29), das 10h às 12h, será realizada a Clínica de basquetebol, com o presidente da Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ), Rafael Serour, árbitro internacional de basquetebol. Já das 14h às 16h, será a vez da realização da clínica de Futsal, ministrada pela presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU), Valeska Caixeta. As clínicas terão como temas, as regras de competições da modalidade.


A realização das clínicas e a vinda destes conceituados esportistas brasileiros contam com o apoio do Governo do Estado de Roraima, que tem acreditado no trabalho desenvolvido pela FUER ao longo dos últimos meses.


"Esse evento não seria possível se não fosse o apoio do Exército que abraçou a idéia e está cedendo todo seu espaço para a realização das atividades. Agradecemos também todas as Instituições de Ensino Superior que estão participando", destacou Elaine Goggi Morellato, presidente de FUER.


O I Jogos Universitários Indígenas de Roraima acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril, mês em que é comemorado o Dia do Índio. O evento é uma realização da FUER e do Exército, por meio do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), com apoio do Governo do Estado de Roraima.


A idéia principal desta competição é inserir os indígenas no desporto universitário. “Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva entre esse público e promover a sua participação em competições estaduais e nacionais. Vale lembrar que esta é primeira vez que esse evento acontecerá no Brasil”, destacou a presidente da FUER, Elaine Goggi Morellato.


A competição vai reunir cinco modalidades indígenas e não indígenas: arco e flecha; cabo de guerra, corrida de tora, queda de corpo e futebol society. As modalidades serão disputadas nos naipes masculino e feminino.


Os Jogos Universitários Indígenas contam com o apoio do Exército Brasileiro, Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Governo do Estado de Roraima, Faculdade Cathedral, Roraima Adventures, Aipana Plazza Hotel, SESC, Neuroscan, Nattu’s, 6° BEC e Jornal Folha de Boa Vista.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí