14 de abr. de 2011

CBDU acerta parcerias com confederações

Fonte: Pollyanna Pádua

CBDU e confederações esportivas oficializam detalhes para composição da delegação que irá representar o Brasil na Universíade 2011, na China, em agosto.


De olho na composição da delegação brasileira para a Universíade de Verão 2011, em agosto, na China, e em busca de novas competições para o calendário de eventos nacionais, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) realiza uma série de reuniões com as confederações esportivas.

Alessandro Gomes, gerente de Eventos, Edinilton Vasconcelos, diretor técnico, e Ricardo Moura, gerente de Relações Internacionais da CBDU, estiveram no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 07 e 08/04, acertando parcerias com as confederações brasileiras de Vôlei (CBV), de Vela e Motor (CBVM), de Desportos Aquáticos (CBDA), de Tiro ao Arco (CBTarco), de Levantamento de Peso (CBLP) e de Judô (CBJ).

Antônio Rizola, gerente da unidade de seleções da CBV, recebeu os diretores da CBDU para acertar os detalhes da convocação e do treinamento da seleção masculina que irá representar o Brasil na Universíade 2011.

Roberley Luis, o Rubinho, assistente técnico de Bernardinho na seleção principal, vai comandar a equipe verde-amarela na China. “Temos uma lista de 31 atletas indicados pelo Bernardinho. Destes, dezoito serão convocados para o período de treinamento em Saquarema, na estrutura da CBV, e doze viajam para a China”, explicou Alessandro Gomes.

Na CBDA, o supervisor técnico de Polo Aquático, Ricardo Cabral, também oficializou a parceria para inscrição da seleção masculina de Polo na Universíade 2011. “Eles vão nos repassar a lista dos atletas vinculados a instituições de ensino superior e que se adequam aos critérios da categoria universitária”, apontou Alessandro.

As confederações brasileiras de Vela e Motor (CBVM), Tiro ao Arco (CBTarco), Levantamento de Peso (CBLP) e Judô (CBJ) também vão repassar à CBDU uma lista de jovens atletas das seleções nacionais em condições de representar o Brasil na Universíade 2011.

Em Recife (PE), Edinilton Vasconcelos reuniu-se com Gerli dos Santos, presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), e Rodrigo Fontes, diretor técnico, e acertou a indicação dos atletas melhores colocados no ranking da CBE para a Universíade 2011.

Além da união de esforços entre CBDU e as confederações para compor a delegação brasileira na Universíade 2011, proporcionando aos jovens atletas experiência internacional, a expectativa é de que estas parcerias possibilitem o ingresso de novas modalidades no calendário do desporto universitário a partir de 2012. “Devemos manter estas parcerias e conversas para realizar torneios de Polo Aquático, Nado Sincronizado, Vela e Motor e Esgrima”, conta Edinilton.

“Pensando no projeto olímpico do país e na formação acadêmica destes jovens atletas, a CBDU está intensificando as parcerias com o Comitê Olímpico Brasileiro e com as confederações. Queremos contribuir com a formação da nova geração de atletas para as Olimpíadas do Rio, em 2016, e proporcionar a estes jovens um futuro profissional e acadêmico após a carreira esportiva por meio das bolsas de estudo”, concluiu Luciano Cabral, presidente da CBDU.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí