A participação piauiense nas Olimpíadas Universitárias terminou neste domingo. Foram sete medalhas conquistadas, maior número obtido pelo Estado em todas as edições do evento, que ocorreu durante as últimas duas semanas em Blumenau/SC. O principal resultado foi o ouro de Sarah Menezes no Judô, obtido no sábado. A campanha ainda inclui uma prata e cinco bronzes.
No domingo último dia de competição na pista da cidade de Timbó/SC, a velocista Fernanda Araújo acabou eliminada dos 200 metros rasos por queimar a largada, punição que chegou a ser contestada com vídeo para a organização, mas acabou mantida. A atleta já havia conquistado a prata nos 100 metros rasos para o Piauí.
No Judô, além de Sarah Menezes, foram obtidas outras quatro medalhas de bronze com Francinaldo Segundo (+100kg), Samuel Azevedo (-60kg) e Hayssa Ewellin (-70kg), que foi ao pódio em sua categoria e no Absoluto, onde a disputa independe de peso.
Na Natação, Camila Noronha surpreendeu e levou bronze nos 50 metros livre, a prova mais rápida do torneio. A medalha é a primeira do Piauí em toda a história do desporto aquático nas Olimpíadas Universitárias.
Na primeira fase, os esportes coletivos também foram representados por equipes no futsal e handebol. O time do Ceut chegou até as quartas-de-final no futebol de salão, mas foi eliminado na prorrogação por Roraima, que terminou em terceiro lugar.