12 de nov. de 2010

JUBS 2010: Judocas conquistam as primeiras medalhas do Piauí em Blumenau

Hayssa Ewellin: Bronze no Jubs 2010

O Piauí conquistou suas duas primeiras medalhas nas Olimpíadas Universitárias em 2010, disputadas em Blumenau/SC. No ginásio Galegão, Hayssa Ewellin (-70kg) e Francinaldo Segundo (+100kg) ficaram com o bronze no torneio de Judô nesta sexta-feira. O Estado ainda disputa medalhas no Atletismo e Natação até domingo.

Francinaldo Segundo venceu a estreia contra Leandro Atalla, de São Paulo, mas perdeu a luta seguinte para Ricardo Marques, do Distrito Federal. Após passar pela repescagem, venceu Silvano Nunes, do Rio Grande do Norte, para ficar com a medalha. Foi a estreia do judoca da faculdade Santo Agostinho no torneio.

Campeã no ano passado, Hayssa Ewellin venceu uma luta dura contra Gliceuma Lima, do Mato Grosso do Sul, com um Ippon no golden score (luta de desempate). Na semifinal, sofreu um yuko faltando cinco segundos para o fim da luta contra a catarinense Ariana Alberti. O bronze foi conquistado de forma fácil no confronto com Helda Silva, de Pernambuco.

Neste sábado, os dois medalhistas voltam ao tatame na categoria Absoluto. Antes, competem Dyego Brito (-66kg), Marília Ramos (-57kg), Samuel Azevedo (-60kg) e Sarah Menezes (-48kg), principal nome entre os inscritos para o torneio universitário.

Francinaldo Segundo: Estréia com medalha de bronze nas Olimpíadas Universitárias

Outros esportes

No Atletismo, Fernada Araújo obteve o segundo melhor tempo na classificatória dos 100 metros rasos e está classificada para a final. Ouro em 2009 e prata em 2008, ela tentará sua terceira medalha na prova e a sexta em Olimpíadas Universitárias. A prova será realizada na manhã deste sábado na pista de Timbó/SC, onde a velocista da faculdade Aliança também fará quatro provas do Heptatlo: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200m rasos. À tarde, Iara Honorato, da Chrisfapi, de Piripiri, corre os 5 mil metros.

Na Natação, Camila Ravenna Noronha, do Ceut, foi a terceira em sua série nos 100 metros borboleta, mas o tempo foi insuficiente para garantir vaga na final. Ela volta a nadar na piscina da Fundação Universidade Regional de Blumenau neste sábado, nos 50 metros livre, e domingo nos
100 metros livre. Max Sousa, da Nova Unesc, nada os 50 metros peito no sábado e os 100 metros peito no dia seguinte.

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí