26 de nov. de 2011

Atletas do CEUT participam de importantes competições

Liana Campelo
Ass.de Comunicação/CEUT


Os alunos atletas do CEUT Stanley Torres (judô), Jonatas Oliveira (natação) e Camila Noronha (natação) representam o CEUT e o Piauí em importantes competições esportivas realizadas no Piauí e em outros Estados nos próximos dias.


Stanley Torres participará pela primeira vez da Copa Interclubes de Judô, em São Luís (MA), no período de 25 a 27 de novembro do corrente ano. O aluno atleta é um dos cinco integrantes da Seleção Piauiense na disputa. O evento, considerado um dos mais difíceis pelos judocas, agrega equipes de diversos Estados do Brasil.

Neste mês, Stanley Torres conquistou sua primeira medalha de ouro em jogos universitários durante as Olimpíadas Universitárias 2011, na cidade de Campinas (SP). Ele derrotou atletas do Maranhão, São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina por ippon, golpe máximo que encerra a luta no judô.

Jonatas Oliveira e Camila Noronha disputarão o Campeonato Piauiense de Natação, nos 10 a 11 de dezembro, no Círculo Militar de Teresina. Esta é a principal e a mais esperada competição do ano, que é realizada pela Federação Piauiense de Desportos Aquáticos. Os atletas disputarão na categoria Júnior II diversas provas em modalidades distintas.





Fórum CBDU 2011 discute participação e rendimento

Fonte: Pollyanna Pádua

A 7ª edição do Fórum CBDU será realizada em Maceió (AL), de 08 a 10/12, e terá como tema central: 'o desporto universitário brasileiro, da participação ao alto rendimento'. Confira programação e participe.



O papel do desporto universitário brasileiro da participação ao alto rendimento é o tema central do Fórum CBDU 2011, de 08 a 10/12, em Maceió (AL). A 7ª edição do Fórum CBDU será realizada paralelamente às disputas da Liga do Desporto Universitário de Futebol de Areia e os Beach Games.

A palestra inaugural do Fórum CBDU 2011 ocorre na quinta-feira (dia 08/12), às 20h. Na sexta (09/12) e no sábado (10/12) estão agendadas uma série de mesas redondas e plenárias.

O Fórum CBDU é gratuito e aberto ao público em geral, em especial à comunidade universitária: alunos-atletas, acadêmicos, professores, dirigentes e técnicos interessados em debater temas e ações relacionais ao desporto universitário no Brasil e no cenário internacional.

“O Fórum CBDU é uma possibilidade de aproximação entre dirigentes, autoridades e comunidade universitária em geral para debater projetos, necessidades e rumos do esporte universitário dentro e fora do país”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Confira Programação do Fórum CBDU 2011, em Maceió (AL):

Dia 08/12
19h – Credenciamento
19h30 - Abertura Solene
20h - Palestra Inaugural - O Desporto Universitário Brasileiro: Panorama Atual

Dia 09/12
09h - Mesa 01
O Desporto Universitário e algumas perspectivas de discussão: Desporto nas IES, organização do sistema com IES, paradesporto, metas e objetivos do desporto universitário
10h30 - Mesa 02
A participação brasileira na Universídade 2011
14h - Mesa 03
Desporto Universitário: visão, perspectivas e objetivos dos alunos-atletas
15h30 - Mesa 04
O aluno-atleta no Desporto Universitário: uma realidade possível
17h - Mesa 05
Brasília 2017: uma possibilidade para o esporte no ensino superior brasileiro

Dia 10/12
10h - Plenária Final

UNIVERSIADE: Brasília inicia contagem regressiva para votação

Na próxima terça (29/11), a FISU irá eleger a cidade sede da Universiade de Verão 2017. Brasília (DF) e Taipei (Taiwan) são as candidatas para receber o segundo maior evento poliesportivo do mundo.



Na próxima terça-feira, dia 29/11, o Comitê Executivo da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) irá eleger, em Bruxelas (Bélgica), a sede da Universiade de Verão em 2017. E a cidade de Brasília (DF), capital federal do Brasil, está no páreo para tornar-se, também, a capital do esporte universitário mundial.

Brasília concorre com Taipei (capital de Taiwan) para receber o segundo maior evento poliesportivo do mundo que reuniu, em agosto deste ano (de 12 a 23/08), mais de 10mil participantes, de 151 países e regiões, para as disputas da Universiade 2011, em Shenzhen (China). Foram mais de sete mil jovens atletas universitários (com idade entre 18 a 28 anos) disputando 949 medalhas em 24 modalidades esportivas.

“A Universiade é a principal competição internacional da categoria universitária e o segundo maior evento multiesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Várias potenciais esportivas utilizam a Universiade como preparação e palco para os jovens talentos olímpicos”, destaca Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Para o Comitê de Candidatura de Brasília 2017, o Brasil, palco da Copa do Mundo FIFA de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, irá iniciar um novo ciclo com a realização da Universiade em 2017.

“Não vamos apenas fechar um ciclo de realização de grandes eventos esportivos no país. Vamos iniciar um novo momento. Queremos promover uma verdadeira mudança cultural no Brasil e mostrar a importância da união entre esporte e educação, consolidando o esporte universitário no país”, completa Luciano Cabral.

A primeira e única edição da Universiade no Brasil e na América do Sul foi realizada em Porto Alegre, em 1963, em um contexto político e econômico totalmente distinto do atual. “Já se passaram quase cinquenta anos desde a Universiade em Porto Alegre. O Brasil e a América do Sul precisam voltar a vivenciar a Universiade. Será um estímulo para nossa juventude. Na década de 1960 as regiões sul e sudeste do país experimentaram um fortalecimento do esporte universitário. Agora queremos utilizar a Universiade para consolidar, de modo efetivo, o esporte universitário em todo país”, completa Luciano.

14 de nov. de 2011

Olimpíadas Universitárias 2011: Piauí encerra participação em Campinas com seis medalhas

Fonte: FAEP

Terminou neste domingo (13) a Etapa Nacional das Olimpíadas Universitárias 2011. A cidade de Campinas (SP) recebeu durante dez dias, cerca de três mil participantes que disputaram medalhas em oito modalidades (Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Voleibol e Xadrez). O Piauí conquistou seis medalhas em Campinas.

Em 2011, a Etapa Nacional das Olimpíadas Universitárias, inaugurou um novo formato de competição. Nos quatro primeiros dias aconteceram as disputas das modalidades individuais (Atletismo, Judô, Natação e Xadrez). Em seguida foram realizadas as disputas das modalidades coletivas (Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol), divididas em divisão especial, primeira divisão e segunda divisão.

Modalidades Individuais:

Mais uma vez as modalidades individuais foram o destaque do Piauí nas Olimpíadas Universitárias. Foram seis medalhas conquistadas. Quatro no Judô e duas no Atletismo.

Judô:

Francinaldo Segundo (FSA): ouro na categoria (+100Kg) e bronze no (Absoluto). Stanley Torres (CEUT): ouro na categoria (Até73Kg). Werton Júnior (FSA): bronze na categoria (Até 90Kg).

Atletismo:

Fernanda Araújo: Prata nos (100m) e ouro nos (200m)

Modalidades Coletivas:

Nas coletivas nossas equipes não conseguiram o mesmo desempenho das individuais. No Futsal nosso representante foi o IFPI no masculino e feminino. No masculino o time não conseguiu vencer e as derrotas nos levaram para a segunda divisão em 2012. O mesmo aconteceu com a equipe de Handebol masculino da Chrisfapi. Sem conseguir superar os adversários a equipe também perdeu a vaga na primeira divisão.

No futsal Feminino e Vôlei masculino apesar de não terem conquistado medalhas as equipes merecem destaque pela boa campanha. Na disputa da segunda divisão, as duas equipes chegaram as semifinais da competição ficando entre as quatro melhores de cada modalidade.


12 de nov. de 2011

Vôlei e Futsal do Piauí tentam o bronze nas Olimpíadas Universitárias

Fonte: Fábio Lima
Cidadeverde.com/Naesportiva

Com seis medalhas no quadro geral das Olimpíadas Universitárias, o Piauí pode aumentar a marca e quebrar seu recorde no evento. O vôlei masculino da Uespi e o futsal feminino do IFPI disputam neste domingo (13) o bronze da Segunda Divisão do torneio.

Neste sábado, mas semifinais, o vôlei do Piauí perdeu por 3 sets a 0 para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O IFPI perdeu no futsal para a FTC da Bahia por 3 a 0.

Como somente os dois primeiros sobem para a Primeira Divisão em 2012, os times pederam a chance de darem as vagas ao Piauí nas duas modalidades. Resta agora conquistar a medalha. O recorde do Estado é de 7 pódios em 2010.

O futsal masculino do IFPI perdeu para a Universidade Federal do Amazonas - UFAM - por 7 a 3. O resultado rebaixou o Piauí para a segunda divisão. O handebol masculino, com a Chrisfapi, de Piripiri, também joga para não cair.

10 de nov. de 2011

JUBS 2011: Meninas do IFPI vencem e estão na semifinal

Fonte: FAEP

Pela segunda rodada da fase de classificação das Olimpíadas Universitárias em Campinas (SP), o time de futsal feminino do IFPI conquistou sua segunda vitória e garantiu uma vaga na fase semifinal da competição. 1 a 0 sobre a equipe da UFT (TO).

"Não fizemos uma boa partida.Sentimos um pouco o cansaço da viagem até Campinas e também da primeira partida. Felizmente tivemos fôlego para vencer jogando de forma inteligente. Nosso grupo tem poucas atletas e estamos nos superando e confiantes", Revelou o técnico Hélio Queiroz.

A partida não teve grandes lances. O time piauiense buscou jogar com tranquilidade e aproveitando os erros do adversário. Com a partida equilibrada, os dois times buscavam a vitória. Bom que ela veio com o gol de Bruninha, artilheira da equipe na temporada. Nesta sexta (11), a equipe enfrenta a o time da UFU (MG). caso vença as adversárias, a equipe pode terminar a primeira fase como primeira colocada do grupo.

Olimpíadas Universitárias: UESPI vence a segunda em Campinas no Voleibol masculino

Fonte: FAEP

A equipe de Voleibol masculino da Universidade Estadual do Piauí-UESPI garantiu vaga na segunda fase das Olimpíadas Universitárias que está sendo disputada na cidade de Campinas (SP).

O time venceu na manhã desta quarta-feira (10), a equipe da UFRR (RR), pelo placar de 3 sets a 2, com parciais de (25-23,18-25,25-22,16-25,10-15). Com duas vitórias a equipe chega à próxima fase da competição confiante.

“Tivemos muita dificuldade para montar nossa equipe pra competição. Aos poucos nos organizamos e fomos vencendo as dificuldades. Chegamos a Campinas sem acreditar numa classificação. Mas, foi só entrar em quadra que tudo mudou. Conseguimos fazer duas boas partidas superando os adversários e agora estamos confiantes em poder ir mais longe. Se continuarmos assim podemos beliscar uma medalha”. Analisou Kerllyson, ponteiro da equipe.

A equipe piauiense espera o término da rodada para saber qual o adversário da próxima fase. Se vencer, a equipe passa para as semifinais da competição.

9 de nov. de 2011

JUBS 2011: Futsal feminino e Voleibol masculino vencem em Campinas

Fonte: FAEP


No primeiro dia de competições das modalidades coletivas em Campinas (SP), pela etapa nacional das Olimpíadas Universitárias 2011, o Piauí fez sua estréia com vitórias no Futsal e Voleibol.

No Futsal as meninas do IFPI venceram pelo placar de 04 a 01, o time da FC de Roraima. Os gols foram marcados por Amanda (02), Bruna (01) e Nayana (01). Na chave masculina da modalidade, a turma do futsal masculino do IFPI não fez uma boa estréia. A equipe perdeu de 7 a 0 para a boa equipe da DOCTUM/FABAVI do (ES). As duas equipes voltam as quadras amanhã (10), para enfrentar no feminino a equipe da UFT (TO) e no masculino o time da Estácio de Sá (RR).

Na disputa do Voleibol Masculino, o time da UESPI conseguiu um excelente resultado vencendo a equipe da UFT (TO), pelo placar de 3 sets a 0, parciais de (25x23,25x18,25x20). A equipe que só chegou há Campinas na noite desta terça-feira (09), por volta da meia noite, esqueceu o cansaço e agora pode garantir vaga na segunda fase da competição se vencer nesta quinta (10), a equipe da UFRR de Roraima.

No Handebol masculino, a CHRISFAPI de Piripiri teve pela frente a forte equipe da UCB do Distrito Federal e não conseguiu superar o adversário que venceu pelo placar de 37 a 17. O próximo confronto do time de Piripiri será contra a Universidade Federal do Pará, outro forte adversário. Na chave feminina do Handebol as meninas da UESPI enfrentaram o time da UFU (MG), e sentiram a estréia na competição. Derrota por 36 a 10. Próximo adversário será a Universidade Federal do Ceará.

Piripiri representa o Handebol do Piauí nas Olimpíadas Universitárias

Fonte:Fábio Lima
Cidadeverde.com/Naesportiva
Foto:Gilvan Moreira/Inovafoto

As disputas dos esportes coletivos nas Olimpíadas Universitárias começam nesta quarta-feira (9) em Campinas/SP. As equipes do Piauí já estão na cidade prontas para os jogos.


Time de handebol masculino de Piripiri vai representar o Piauí em Campinas/SP a partir desta quarta-feira. Na foto, grupo almoça no restaurante do evento.



O time de handebol masculino da Chrisfapi, faculdade de Piripiri, norte do Estado, e as outras equipes irão jogar a divisão de acesso. No ano passado, eles estrearam no evento de Blumenau/SC e puderam sentir o nível da competição.

- Ano passado, na nossa estreia, viemos para conhecer a competição, mas agora nos preparamos para jogar e buscar resultados - disse Alyson Carvalho, 22 anos, um dos jogadores piauienses.

No feminino, o handebol será representado pela Uespi.

No futsal masculino, o IFPI quebrou a hegemonia do Ceut na estapa estadual e fará sua estreia em Olimpíadas Universitárias.

O vôlei masculino volta a ter representante do Piauí após três anos. Quem defenderá o nome do Piauí é a Uespi.

7 de nov. de 2011

Olimpíadas Universitárias: Fernanda vence 200m e dá terceiro ouro ao Piauí

Fonte: Fábio Lima/Cidaddeverde.com/Naesportiva
Fotos: Gaspar Nóbrega / Inovafoto


Fernanda Araújo fechou sua participação nas Olimpíadas Universitárias 2011 com mais um feito: ouro nos 200 metros rasos do atletismo, com o tempo de 24seg34. Ela subiu ao pódio na tarde desta segunda-feira (7) em Campinas/SP, quebrando seu próprio recorde de medalhas na competição.


A prata ficou com Bruna Jéssica Farias, de Alagoas, e o bronze com Ana Paula da Conceição, de São Paulo. Bárbara Farias de Oliveira, prata com o Brasil no revezamento 4x400m no Pan de Guadalajara, também competiu, mas não foi ao pódio.

No domingo, a piauiense já havia ficado com a prata nos 100 metros rasos, perdendo apenas para Rosângela Santos, ouro nesta prova no Pan de Guadalajara em outubro.



Em 2010, os 200 metros acabaram em frustração para Fernanda, que buscava ouro em Santa Catarina. No entanto, ela acabou eliminada. A arbitragem entendeu que ela queimou a largada - relembre aqui.

Fernanda Araújo disputa sua quarta Olimpíada Universitária e conquista sua oitava medalha. A velocista mais rápida do Norte e Nordeste se confirma como a maior medalhista do Piauí no evento: quatro ouros, três pratas e um bronze.

A delegação piauiense já faz uma de suas melhores campanhas no evento com seis medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze. O recorde é de sete medalhas em Blumenau/SC 2010, mas na oportunidade foi conquistado apenas um ouro - no judô com Sarah Menezes.

6 de nov. de 2011

JUBS 2011: Stanley Torres brilha e conquista mais um ouro para o Piauí em Campinas

Fonte: Fábio Lima/Cidadeverde.com/Naesportiva
Foto: Wander Roberto/Inovafoto/Cob

Stanley Torres comemora o Ouro conquistado em Campinas (SP)


Saiu a terceira medalha do Piauí nas Olimpíadas Universitárias 2011, disputadas em Campinas/SP. Neste domingo (6), o judoca Stanley Torres (-73kg) ficou com o título após vencer quatro lutas por Ippon, golpe máximo que encerra a luta no judô.

Estudante da faculdade Ceut, Stanley estreou com vitória sobre Saulo Bonfim, do Maranhão. Depois teve duas lutas complicadas: João Pedro Godoi de Macedo, de São Paulo, e Lucas Almeida, do Distrito Federal, com quem fez a semifinal.

Na decisão, o piauiense bateu Rafael Lima Kons, de Santa Catarina




JUBS 2011: Fernanda Araújo garante Prata nos 100m Rasos

Fonte: FAEP

Fernanda Araújo (Primeira a esquerda) conquistou sua sétima medalha em JUBS.


A velocista Fernanda Araújo garantiu neste Sábado (06), a medalha de Prata na prova dos 100m rasos das Olimpíadas Universitárias 2011, que está sendo realizada na cidade de Campinas (SP). É a sétima medalha da atleta em quatro participações na competição.


Fernanda competiu lado a lado com Rosângela Santos, medalha de Ouro nos Jogos Pan-americanos do México. Fernanda terminou a prova com o tempo de 11s83. Rosângela venceu com o tempo de 11s71. As duas voltam as pistas para a disputa dos 200m nesta segunda, (07).

Francinaldo Segundo é ouro nas Olimpíadas Universitárias 2011

Fonte:www.olimpiadasuniversitarias.com.br
Fotos: Gaspar Nobrega / Inovafoto / COB

Francinaldo Segundo (FSA) conquistou medalha de Ouro nas Olimpíadas Universitárias JUBS 2011


Bronze nas Olimpíadas Universitárias de 2010, no Troféu Brasil 2011 e no último Campeonato Brasileiro Sênior, o judoca piauiense Francinaldo Segundo conquistou na tarde deste sábado, dia 5, a medalha de ouro na categoria pesado (+100kg), das Olimpíadas Universitárias JUBs 2011. As competições do judô estão sendo disputadas no Ginásio Municipal Rogê Ferreira, em Campinas (SP).


Francinaldo treina com o técnico Expedito Falcão, o mesmo que revelou a judoca Sarah Menezes, bicampeã mundial na categoria júnior e medalha de bronze no Mundial Sênior de Paris 2011, e pretende seguir os passos da sua conterrânea.

"Treino e estudo com a Sarah. Ela é minha amiga e graças a ela o esporte, não só o judô, piauiense está crescendo muito. Aliás, ela venceu a seletiva estadual e não está aqui porque está disputando agora mesmo o Grand Prix, em Porto Alegre", disse o gigante de 1,90m e 145 kg.

O judoca precisou vencer quatro combates pra conquistar o título universitário. Na estreia derrotou o cearense Rômulo Leandro de Almeida (UFC-CE). Depois, derrotou Roberto Machado (UFRGS-RS), Leandro Martins (Universidade Celso Lisboa-RJ) e na final, venceu Pedro Henrique Dalagassa (Unibrasi-PR), em luta emocionante.


Francinaldo havia sofrido um wazari, o golpe quase perfeito do judô, mas segundos depois, no contra-ataque, aplicou um belo ippon no adversário. Emocionado, o piauiense chorou e apontou aos céus. Após a luta, ele agradeceu o apoio da Faculdade Santo Agostinho (PI), onde cursa o quarto período de educação física.

"Recebo muito apoio da faculdade. Além da bolsa integral, eles me ajudaram pagando a minha passagem e me dando uma ajuda de custo", afirmou o atleta, bicampeão sul-americano na categoria juvenil. "Todo esse apoio a gente deve a Sarah. Ela abriu muitas portas para o esporte no nosso estado e acredito que, se não fosse ela, esse apoio não existiria ou seria bem menor".

Outro destaque da (FSA), Werton Júnior (Até 90Kg), conquistou medalha de Bronze. O atleta retorna a competição depois de ficar afastado dos tatames por um período de dois anos.

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí