27 de set. de 2010

SC, PE, MG, RJ e SP comemoram títulos da Liga 2010



Equipes de cinco estados levantam troféu de campeões nas finais da Liga do Desporto Universitário 2010, em Recife (PE). Destaque para SC e PE.


Equipes de cinco estados comemoram título nas finais da Liga do Desporto Universitário 2010, em Recife (PE). As partidas decisivas dos torneios de futsal, handebol, vôlei e basquete foram realizadas neste domingo (25/09).

As atletas de Santa Catarina foram destaque e garantiram três medalhas de ouro para o estado nas chaves de basquete, futsal e vôlei. Os donos-da-casa, Pernambuco, foram campeões nas chaves masculina e feminina de handebol. E as delegações de Minas Gerais (vôlei masculino), Rio de Janeiro (basquete masculino) e São Paulo (futsal masculino) conquistaram um troféu.

Na decisão do torneio feminino de basquete, entre Uniasselvi (SC) e UniSant’anna (SP), vitória da equipe catarinense por 72x57, garantindo o titulo da competição com 100% de aproveitamento. O bronze ficou com o time da FMN (PE). Pela chave masculina, o time da UCB (RJ) não deu chances à equipe da Unisant’anna (SP). Vitória na casa dos três dígitos - 117x49 - e festa pelo ‘bi’ na Liga 2010. A FMN (PE) completou o pódio masculino.

Na disputa feminina de vôlei, a Furb (SC), com equipe renovada e que estreou na Liga com derrota, superou-se e derrotou a Uniara (SP) por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/23, 25/18. A FMN (PE) ficou com a medalha de bronze. No torneio masculino, decisão entre Unoesc (SC) e Politécnica (MG). Melhor para os mineiros que venceram os catarinenses na rodada final, neste sábado, por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/24, 25/21. Empatados com sete pontos cada, a Politécnica superou a Unoesc no critério desempate (set average). Os pernambucanos da FBV ficaram com o bronze.

Pelo torneio de handebol, festa dos pernambucanos. Na chave feminina, a FMN (PE) derrotou a UniSant’anna (SP), por um gol (26x25), e garantiu o 1º lugar da chave (8 pontos) e o troféu de campeãs. Aeso (PE) ficou com a prata (6 pontos) e as paulistas, com o bronze (4 pontos). Na disputa masculina, vibração da Aeso que superou, na final, os alagoanos da Cesmac por 32x24. A CEAP (AP) estreou na Liga conquistando medalha de bronze.

No futsal masculino, empatadas na liderança da chave, os times da FMN (PE) e da UniSant’anna (SP) foram em busca do título na rodada final. Os paulistas venceram a FBV (PE) por 4x1 e os pernambucanos só empataram com os cariocas da UCB (2x2). Com este resultado, título para a UniSant’anna (SP) e prata para a FMN (PE). A FBV (PE) ficou em terceiro lugar.

E na disputa feminina de futsal, a Uniarp (SC) confirmou o favoritismo e derrotou a Unifor (CE) por 6x2, garantindo o bicampeonato da Liga. O bronze ficou com a UniSant’anna (SP) que bateu a FMN (PE) por 7x1.

Cerca de 850 atletas, de 12 estados, disputaram as finais da Liga do Desporto Universitário 2010, em Recife (PE), de 21 a 25/09. O torneio é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com patrocínio do Ministério do Esporte, co-patrocínio da Wilson e apoio da Federação Acadêmica Pernambucana (FAPE), do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura da Cidade do Recife e da Prefeitura de Igarassu.

Classificação Final - Liga do Desporto Universitário 2010:

Basquete Feminino
1º) Uniasselvi (SC)
2º) UniSant’anna (SP)
3º) FMN (PE)

Basquete Masculino
1º) UCB (RJ)
2º) UniSant’anna (SP)
3º) FMN (PE)

Futsal Feminino
1º) Uniarp (SC)
2º) Unifor (CE)
3º) UniSant’anna (SP)

Futsal Masculino
1º) UniSant’anna (SP)
2º) FMN (PE)
3º) FBV (PE)

Handebol Feminino
1º) FMN (PE)
2º) Aeso (PE)
3º) UniSant’anna (SP)

Handebol Masculino
1º) Aeso (PE)
2º) Cesmac (AL)
3º) CEAP (AP)

Vôlei Feminino
1º) Furb (SC)
2º) Uniara (SP)
3º) FMN (PE)

Vôlei Masculino
1º) Politécnica (MG)
2º) Unoesc (SC)
3º) FBV (PE)

Fonte: Pollyana Pádua

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí