26 de abr. de 2012

Tudo pronto para a realização dos I Jogos Universitários Indígenas de Roraima

Fonte: FUER




A programação do I Jogos Universitários Indígenas de Roraima já está definida. A Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) e o Exército Brasileiro realizarão o evento no próximo final de semana, de 27 a 29 de abril, no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS), no Marechal Rondon.
Durante os jogos, os atletas participarão de cinco modalidades indígenas e não indígenas disputadas nos naipes masculino e feminino: arco e flecha; cabo de guerra; corrida de tora; queda de corpo; e futebol society. A competição contará com a participação de 217 atletas de seis instituições de ensino.
A abertura será na sexta-feira (27) às 19h, no pátio do 7° BIS. Haverá desfile dos atletas, acendimento do fogo olímpico simbólico e apresentação de grupos culturais indígenas. Também será realizado o juramento dos atletas e dos árbitros.
“Estamos trabalhando com muita dedicação, cuidando de todos os detalhes para que a competição ocorra da melhor forma. A realização desse evento também só está sendo possível por causa do apoio de pessoas e instituições que acreditam no desenvolvimento do esporte em Roraima”, destacou a presidente da FUER, Elaine Morellato.
A maior delegação do evento é da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com 73 universitários indígenas inscritos; em seguida vem o Exército com 60 atletas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR) com 35 alunos, Universidade Estadual de Roraima (UERR) com 30 participantes.
E ainda Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares) com 17 inscritos e Faculdade Cathedral e Faculdade Estácio Atual, com um inscrito cada. A delegação do Exército participará do evento como convidada. Além dos militares, também participam como convidados os alunos do ensino técnico do IFRR do município de Amajarí.
Competições - Após a solenidade de abertura, será realizada a primeira competição, na modalidade corrida de tora, que pesará 50 kg para os homens e 30 kg para as mulheres.
Na manhã do sábado (28), a partir das 9h, acontecerão as disputas de arco e flecha. No período da tarde a competição segue com a modalidade de queda de corpo, a partir das 14h. O cabo de guerra será realizado no domingo (29), às 14h.
A competição de futebol society será no sábado e domingo. As seis equipes de cada naipe ficaram divididas em duas chaves, mediante sorteio. No naipe masculino fazem parte da chave “A” as equipes UFRR1, Exército e Fares. Na chave “B” ficaram os times UFRR2, UERR e IFRR.
Já no feminino, a divisão ficou da seguinte forma: UFRR1, Exército e Fares na chave “A” e UFRR2, IFRR e UERR na chave “B”. O primeiro jogo será entre UFRR1 e Exército (masculino), no campo militar do GAC. No feminino a disputa também será entre e UFRR1 e Exército, no campo do Batalhão. Os jogos serão realizados partir das 9h.
“Quero aproveitar para agradecer aos árbitros que aceitaram colaborar como voluntários e entrar para a história do esporte indígena e universitário do Brasil. Essa colaboração será de suma importância, principalmente porque algumas modalidades ocorrerão simultaneamente”, destacou Deodato de Aquino Júnior, diretor de arbitragem da FUER.
Para a realização de suas atividades, a FUER conta com o apoio do Exército Brasileiro, 7° BIS, 6° BEC, Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Governo do Estado de Roraima, Faculdade Cathedral, Roraima Adventures, Aipana Plazza Hotel, SESC, Clínica Neuroscan, Norte Placas e Jornal Folha de Boa Vista.



2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí