24 de abr. de 2012

Mais de 200 atletas participarão da primeira competição universitária indígena do Brasil


Fonte: FUER
A Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER) em parceria com o Exército Brasileiro realiza no próximo final de semana o I Jogos Universitários Indígenas de Roraima. A competição contará com a participação de 217 atletas de seis instituições de ensino.
A abertura será na sexta-feira (27) às 19h, no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS). Haverá desfile dos atletas, acendimento do fogo olímpico simbólico e apresentação de grupos culturais indígenas.
A solenidade de abertura contará com a presença de autoridades como o governador José de Anchieta; general José Luiz Jaborandy, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva; coronel José Arnon dos Santos Guerra, comandante do 7° BIS; Alim Maluf Neto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU); e dos presidentes das Federações Universitárias do Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Distrito Federal.
O evento contará ainda com a presença de Leandro Oliveira e Cláudio Belmino, presidentes dos tribunais de Justiça Desportiva Universitária (TJDU) do Distrito Federal e de Roraima, respectivamente. Além de autoridades militares e representantes de lideranças indígenas.
Durante os jogos, os atletas participarão de cinco modalidades indígenas e não indígenas disputadas nos naipes masculino e feminino: arco e flecha; cabo de guerra; corrida de tora; queda de corpo; e futebol society.
Na sexta-feira, após a abertura, será realizada a primeira competição, na modalidade corrida de tora, que pesará 50 kg para os homens e 30 kg para as mulheres. Os jogos seguem até o domingo (29).
A maior delegação do evento é da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com 73 universitários indígenas inscritos; em seguida vem o Exército com 60 atletas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR) com 35 alunos; Universidade Estadual de Roraima (UERR) com 30 participantes; Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares) com 17 inscritos; e Faculdade Cathedral e Faculdade Estácio Atual, com um inscrito cada.
A delegação do Exército participará do evento como convidada. Além dos militares, também participam como convidados alunos do ensino técnico do IFRR do município de Amajarí.
A competição tem como objetivo inserir os indígenas no desporto universitário. “Essa é a primeira vez que um evento desse tipo acontecerá no Brasil. Nossa intenção é promover a participação desse público em competições estaduais e nacionais”, destacou a presidente da FUER, Elaine Morellato.
            Para a realização de suas atividades, a FUER conta com o apoio do Exército Brasileiro, 7° BIS, 6° BEC, Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Governo do Estado de Roraima, Faculdade Cathedral, Roraima Adventures, Aipana Plazza Hotel, SESC, Clínica Neuroscan, Norte Placas e Jornal Folha de Boa Vista.
Workshop – Paralelamente aos Jogos, a FUER realizará o workshop esportivo das modalidades de futsal, judô e basquetebol e palestra sobre os Jogos Mundiais Universitários (Universíades). As inscrições encerram na próxima sexta-feira (27).
O evento será nos dias 28 e 29 de abril, durante a realização dos I Jogos Universitários Indígenas de Roraima. As atividades do workshop serão no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS). Podem participar professores de Educação Física, profissionais da área e atletas. Foram disponibilizadas 50 vagas.
Os interessados em participar do workshop devem realizar a inscrição enviando os dados pessoais para o e-mail fuer@cbdu.org.br. É preciso colocar número da Carteira de Identidade, CPF, endereço, profissão, e-mail e telefone para contato.
A inscrição custa R$ 70,00 com direito a participar dos cursos e da palestra. Para os alunos das Faculdades filiadas a FUER (Universidade Federal de Roraima - UFRR, Universidade Estadual de Roraima - UERR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRR, Centro Universitário Claretiano, Faculdade Cathedral e Estácio Atual), a inscrição será efetuada ao preço de R$ 50,00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 9138-6476 (Ramon) /9126-1800 (Elaine).



2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí