23 de set. de 2011

JUBS 2013: CBDU realiza Seminário de Candidatura

Fonte: Jânio Silva

Valesca Caixeta (FESU), Luciano Cabral (CBDU) e Wadson Ribeiro (ME)



Foi realizado na tarde desta quinta-feira (22/09), na sede da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, o Seminário de Candidatura às Olimpíadas Universitárias/JUBS 2013 e Calendário CBDU 2012. Estiveram presentes, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, os presidentes das vinte e sete federações estaduais universitárias, além de secretários e dirigentes do esporte universitário nacional.

Durante o evento, o gerente de ventos da CBDU, Alessandro Battiste Gomes, apresentou o cronograma e ações necessárias para realização das Olimpíadas Universitárias 2013. Três estados apresentaram interesse em realizar a competição. Goiás, Rio Grande do Norte e Pará. Todos terão até o dia trinta de outubro de 2011, para apresentar oficialmente a candidatura junto a CBDU e COB.

Sobre o calendário de competições universitárias 2012, a CBDU irá manter todas as competições realizadas em 2011. A novidade fica por conta dos mundiais de Handebol em Blumenau (SC) em Julho, e Vôlei de Praia em Maceió (AL), em setembro. Outra novidade é a candidatura do Brasil a sede da Universiade 2017, em Brasília. O resultado será divulgado pela Federação Internacional de esportes Universitário - (Fisu) no próximo dia vinte e seis de Novembro.

“A realização da Universiade 2017, é uma grande oportunidade para o avanço do desporto educacional, de garantirmos o estimulo a prática dos esportes nas escolas, faculdades e universidades e a confirmação da força e crescimento do esporte universitário no Brasil”, avaliou Wadson Ribeiro, Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social do Ministério dos Esportes.

Para Luciano Cabral, presidente CBDU, “Trazer para o Brasil, o segundo maior evento desportivo do mundo, a Universiade, coloca o Brasil entre os grandes países com potencial Olimpico. Para isso, contamos com as parcerias com o Ministério dos esportes e Comitê Olímpico Brasileiro, com a força das federações estaduais para fortalecer nossas competições nacionais e chegarmos em 2017 em plenas condições de realizar uma grande Olimpíada Universitária mundial”.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí