14 de jul. de 2011

Comitê da FISU reúne-se em São Paulo

Fonte: Pollyanna Pádua



O Brasil recebeu, entre os dias 30/06 e 04/07, a última reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Esportes Universitário (FISU) antes da Assembleia Geral da entidade, em agosto, na China. Os membros do comitê executivo da FISU estiveram juntos em São Paulo (SP), no hotel Renaissance, para discutir o novo plano de gestão da FISU para o quadriênio 2011-2015.

Luciano Cabral, presidente da CBDU e vice-presidente da FISU, foi o anfitrião do encontro que reuniu George Killian, presidente da FISU; Alberto Gualtieri, presidente da Associação Europeia de Esporte Universitário (EUSA); Michael Malumbete, presidente da Organização Africana de Esporte Universitário (FASU); Julio Jakob, presidente da Organização Desportiva Universitária Pan-Americana (ODUPA); Alim Maluf Neto, presidente da Confederação Sul-Americana Universitária de Desporte (Cosud); Sotero Vasquez, presidente da Organização Desportiva Universitária Centro-Americana e do Caribe (ODUCC), e representantes e diretores de federações esportivas universitárias nacionais dos cinco continentes, entre eles Eduardo Ramirez, do Peru, Alberto Gilardoni, do Paraguai, Clovis Morales, de Honduras, e Rosaura Mendes, da Costa Rica. Fábio Hanssen, diretor do DEUNI, do Ministério do Esporte; Paulo César, gerente da Wilson, fornecedora de materiais esportivos da CBDU, e Monserrat Jiménez Granda, do Paraguai, também participaram do encontro.

O projeto de gestão da FISU para o próximo mandato do Comitê Executivo, cuja eleição será realizada na Assembleia Geral, dia 06/08, em Shenzhen (China), está detalhada em uma série de linhas estratégicas.

“O projeto é um conjunto de ideias através das experiências que tivemos nos últimos quatro anos e que leva em consideração a história e realizações da FISU. Estamos buscando alçar a FISU a um patamar maior de reconhecimento mundial e, para isso, novas medidas devem ser tomadas a partir de um projeto previamente estabelecido. O grande sucesso desta discussão e deste encontro foi a possibilidade de reunir representantes de todos os continentes e assim termos conteúdo e visão mais amplos e abrangentes”, explica Luciano.

“O objetivo é definir uma nova dimensão de gestão para a FISU sempre reunindo e ouvindo as federações continentais e, também, as federações nacionais que vivenciam o dia-a-dia do esporte universitário nas diversas partes do mundo”, destacou Alberto Gualtieri.

Além do novo plano de gestão, também foram realizadas apresentações sobre o projeto do FISU Experience e sobre as edições das Universíades de Verão 2011, em Shenzhen, de 12 a 23/08, e de Kazan, Rússia, em 2013.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí