5 de jul. de 2011

CBDU divulga convocação para Universíade 2011

Fonte: Pollyanna Pádua

Departamento Técnico da CBDU convoca atletas para Universíade 2011, de 12 a 23/08, em Shenzhen (China). CBDU e confederações unem forças para compor a delegação brasileira na Universíade 2011.


A cada dois anos centenas de atletas universitários de todo mundo reúnem-se para as disputas da Universíade, a principal competição internacional da categoria, promovida pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU).

A Universíade é palco para jovens destaques do esporte e vários países utilizam a competição como preparação de suas futuras equipes e atletas olímpicos.

Este ano, a cidade de Shenzhen, na China, recebe a Universíade 2011, entre os dias 12 e 23/08, e o Brasil estará representando na competição. Serão 24 modalidades esportivas em disputa e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), filiada à FISU, é responsável pela convocação e participação da delegação verde-amarela na Universíade.

O Departamento Técnico da CBDU divulgou, esta semana, a convocação oficial dos atletas que vão representar o Brasil na Universíade 2011 nos torneios individuais, de Vôlei de Praia e de Polo Aquático.

“Vamos levar para a China a maior delegação da história da CBDU com cerca de 300 pessoas. Participaremos de 90% das modalidades no programa da Universíade 2011, ficando fora apenas do ciclismo e do badminton. Isso é fruto de um trabalho continuo que implantamos em 2005 e que continua em desenvolvimento”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Para convocar os atletas que vão representar o Brasil na Universíade 2011, a CBDU utilizou os resultados das competições universitárias nacionais – Liga do Desporto Universitário e Olimpíadas Universitárias JUB’s – e firmou parceiras com as confederações especializadas.

“Estamos convocando os atletas que participam de nossos eventos nacionais e dos torneios promovidos pelas federações estaduais e, também, firmamos parcerias com as confederações específicas de todas as modalidades nas quais estamos inscritos na Universíade. Estas parcerias contribuem na convocação e no treinamento de atletas universitários das modalidades das quais ainda não realizamos competições, como Golf, Polo Aquático, Esgrima, Tiro, Ginástica, entre outros”, ressalta Luciano.

As parcerias entre a CBDU e as confederações também pretendem atrair novos talentos para o cenário do desporto universitário e oferecer aos jovens atletas oportunidade de conciliar o esporte com a formação acadêmica.

“Nas modalidades em que temos competições, como vôlei, judô, natação, adotamos alguns critérios para as parcerias com as confederações. Por exemplo, os atletas indicados devem ser universitários, devemos investir em atletas como no máximo 21 anos, as comissões técnicas terão sempre técnicos vencedores dos eventos nacionais da CBDU e os atletas e suas IES devem participar dos eventos universitários, como a Liga e os JUB’s”, observa Luciano.

Além de uma delegação forte, capaz de representar bem o Brasil na China, a CBDU pretende estreitar o diálogo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as confederações pensando sempre em formar uma geração olímpica vencedora e fortalecer o papel da CBDU e do desporto universitário no cenário nacional.

“Entendemos que em relação ao alto rendimento nosso papel é de transição, do esporte escolar para o olimpismo. Devemos trabalhar neste segmento com uma faixa etária especifica e proporcionar experiências competitivas em alto nível que proporcionem ‘rodagem’ para os nossos atletas, bem como trazer estes atletas para dentro das universidades ajudando na formação do cidadão. Firmamos este compromisso com o Comitê Olímpico Brasileiro para ajudar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e estamos tendo excelentes experiências com as confederações. Nossos eventos estão melhores no aspecto técnico e isso reflete nas competições de carácter participativo, porque os universitários atletas passam a ter um referencial mais próximo ao ver o atleta universitário dentro do sistema CBDU”, completa Luciano Cabral.

Unir em um mesmo universo de competições e eventos o ‘universitário atleta’ (o estudante que joga e participa dos torneios universitários) e o ‘atleta universitário’ (o jovem que representa o Brasil nas seleções principais e está na universidade) é um dos desejos da CBDU.

“Acreditamos que este é um projeto de longo prazo que desenvolverá o esporte brasileiro e, principalmente, promoverá uma mudança cultural em nosso país, mostrando que esporte, mesmo em alto rendimento, deve estar alinhado à educação. Devemos formar campeões nas quadras e na vida, uma geração vencedora e com formação superior”, completa Luciano Cabral.

Anote: 26ª Universíade de Verão – de 12 a 23/08 de 2011 – Shenzhen (China)

Modalidades em que o Brasil estará representado na Universíade 2011:
Atletismo, Ginástica Artística, Ginástica Aeróbia, Ginástica Rítmica, Golf, Esgrima, Judô, Levantamento de Peso, Natação e Maratona Aquática, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro Esportivo, Tiro com Arco, Vela, Xadrez, Basquete, Vôlei, Vôlei de Praia, Futebol e Polo Aquático.

Convocação Oficial – Delegação Brasileira na Universíade 2011 - Modalidades Individuais, Polo Aquático e Volei de Praia

Site Oficial da Universíade 2011 – http://www.sz2011.org/Universiade/



2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí