14 de ago. de 2010

Brasil é campeão Pan-Americano de Basquete

Fonte: Pollyana Pádua
Assessoria de Imprensa-CBDU


Seleção brasileira campeã do Pan de Basquete 2010


O Brasil é campeão pan-americano universitário masculino de basquete. A seleção verde-amarela derrotou os Estados Unidos na decisão do Pan de Basquete 2010, pelo placar de 69x63, neste sábado (14/08), no ginásio do Colégio Salesiano, em Salvador (BA). O Chile garantiu a medalha de bronze.

Em mais uma partida eletrizante, o segundo duelo entre Brasil e EUA no Pan 2010 foi disputado ponto a ponto. Os norte-americanos saíram na frente e fecharam o 1º tempo em 35x32. Na volta do intervalo, a equipe brasileira entrou em quadra mais atenta e não deu espaço para os adversários.

A reação dos donos-da-casa começou com uma enterrada do pivô Islam Toledo que colocou o Brasil na dianteira do placar (41x40) e levantou a torcida. O pivô ainda marcou dois pontos após boa infiltração na defesa norte-americana e, na sequência, em uma roubada de bola na saída do contra-ataque dos EUA, Islam enterrou novamente para delírio do público baiano.

Com 49x45, o Brasil passou a ter o controle do jogo e não deixou os EUA retomarem a liderança do jogo. Zerado o cronômetro, 69x63 para o Brasil e festa dentro de quadra e na arquibancada lotada (cerca de 1.000 pessoas) do ginásio do Colégio Salesiano. Guilherme Schneider, com 19 pontos, foi o cestinha do jogo.

“Em todos os jogos o nosso terceiro quarto não estava sendo o melhor. Mas hoje fizemos nosso melhor terceiro quarto e conseguimos fechar este torneio com chave e medalha de ouro, o que não esperávamos”, destacou o pivô Rodrigo Silva.

Segundo o técnico brasileiro Marco Pegolo, o Chuí, a equipe brasileira teve postura para superar o bom primeiro tempo dos Estados Unidos e os momentos mais complicados da partida. “Temos que enaltecer este grupo, a dedicação dos atletas e a iniciativa individual de cada um durante o jogo, principalmente na defesa. E esta experiência de um torneio e partidas internacionais é importante para nossa bagagem rumo a um bom resultado na Universíade em 2011”, concluiu.

Pela disputa do bronze, o Chile encarou o Paraguai e devolveu a derrota sofrida na fase de classificação. Por 59x46, os chilenos venceram o Paraguai e garantiram o 3º lugar do Pan de Basquete 2010, também neste sábado (14/08), na partida preliminar da decisão.

Brasil, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai e Colômbia disputaram a edição de estreia do Pan-Americano Universitário de Basquete, entre os dias 09 a 14/08, em Salvador (BA).

O Campeonato Pan-Americano Universitário de Basquete 2010 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Koch Tavares e a Organização Desportiva Universitária Pan-Americana (ODUPA) e apoio da Wilson, SporTV, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Governo da Bahia, TV Bahia e Ministério do Esporte.

Resultado Final (14/08) – Pan de Basquete 2010:
Disputa de Bronze: Chile 59x46 Paraguai
Decisão: Brasil 69x63 Estados Unidos

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí