9 de jul. de 2009

ATLETISMO: MOACIR ZIMMERMANN CONQUISTA O BRONZE NA MARCHA ATLÉTICA


Jânio Silva


Em disputa muito equilibrada, na manhã desta quinta-feira,(09), o Brasil conquistou sua terceira medalha na 25th UNIVERSIADE. Desta vez, com Moacir Zimmermann garantindo o bronze nos 20 km de marcha atlética.


Moacir que disputa pela primeira vez, uma Universiade, além de conquistar a medalha, garantiu vaga para o Mundial da modalidade com o tempo de 1:21:35. A prata e o ouro ficaram com os russos, Ruzavin Andrey, 1:21:08, e Bakulin Sergey, 1:20:52.

Na noite de ontem, (08), Reginaldo de Oliveira disputou a prova dos 10000m, chegando apenas na décima quarta colocação, com o tempo de, 30:00.69, e volta a competir no sábado,(11), na prova de meia maratona. Amanhã,(10), competem Fabiano Peçanha, nos 800m, Cisiane Dutra e Alessandra Picagevicz, nos 20000m de marcha atlética, todos com chances de conquistar medalhas.

6 de jul. de 2009

FUTEBOL FEMININO: BRASIL PERDE E ESTÁ FORA DA DISPUTA POR MEDALHAS


Jânio Silva


Brasil e Inglaterra, fizeram na tarde desta segunda-feira, 06/07, uma partida muito equilibrada, pelas oitvas de final da 25th Universiade. Mesmo Com muita dificuldade por conta do mal estado do campo, cheio de lama por todos os lados, as duas equipes, marcavam forte no meio campo e se alternavam no ataque.

Mostrando disposição, a seleção brasileira adiantou a marcação, e numa jogada rápida, Dayane abriu o placar aos oito minutos de jogo. Do outro lado, a forte equipe inglesa, também mostrava poder ofensivo, com várias jogadas pela lateral, e chutes de longa distância.

Na volta para o segundo tempo, a seleção brasileira recuou um pouco a marcação, cedendo o domínio do meio campo ao time inglês. Sem conseguir conter as jogadas do adversário, a goleira Viviane, passou a ser o nome do jogo, com três defesas importantes.

Aos trinta e cinco minutos da etapa final, Culvin, roubou uma bola pela esquerda e cruzou para área, e surpreendeu a goleira brasileira, que ainda tentou evitar que a bola entrasse no anglo esquerdo. Após o empate, as duas equipes, passaram a jogar com mais cautela, esperando o final da partida.

Com o resultado, a decisão ficou para a cobrança de pênaltis. Pelo lado brasileiro, Bebel,Bia, Dayane e Luana, desperdiçaram as cobranças. Mesmo com a goleira Viviane, melhor jogadora em campo, defendendo duas cobranças, o time inglês garantiu a classficação e a vitória pelo placar de 3 a 1.

No olhar das atletas brasileiras,tristeza e decepção pela derrota e por estar fora da briga por medalhas. Agora, a seleção irá disputar a classificação entre equipes do quinto ao oitavo lugar.


TAEKWONDO: NATÁLIA FALAVIGNA CONQUISTA MAIS UM OURO PARA O BRASIL


Jânio Silva


Confirmando as expectativas, o Taekwondo brasileiro conquistou mais uma medalha de ouro em Belgrado. Assim como Diogo Silva, Natalia Falavigna, até 72 kg, entrou no tatame e mostrou a força do Brasil na modalidade. Para chegar a final, Natalia teve que superar três fortes adversárias.

Logo na primeira luta, Natalia enfrentou a Coreana, An Sae Bom, que dificultou bastante as ações da brasileira. Mesmo com as dificuldades, e tendo que ser atendida após um chute forte da adversária, Natalia teve paciência para encaixar seus golpes e vencer por 4 a 1.

Em seguida, Natália venceu a americana, Maia Eubanski, e a Tailandesa,Prasopsuk Rapatkom. Na final, Natália enfrentou a chinesa, yin Gying Han. Tomando a iniciativa da luta, Natália abriu vantagem de dois pontos no primeiro Round. Já no segundo Round, a chinesa atacou bastante a brasileira tentando igualar os pontos.

Pressionada pela adversária, aos vinte sete segundos do final da luta, Natália recebe um chute na cabeça, e a chinesa empata a luta. Determinada e muito concentrada, Natália, esquece o susto e surpreende a adversária a sete segundos do final com um golpe, e conquista a medalha de ouro.

Está é a segunda particpação de Natália em Universiades. em 2003, na Coréia, a atleta já havia conquistado a prata. Sua maior conquista foi a medalha de bronze em Pequin, em 2008.



4 de jul. de 2009

FUTEBOL: seleção feminina classificada e seleção masculina fora disputa pelo titulo


Jânio Silva


As seleções universitárias de futebol masculino e feminino do Brasil jogaram na tarde de hoje, 04/07, Com tarefas bem distintas. O futebol feminino já classificado para a fase seguinte da Universiade jogou contra a forte equipe da korea, apenas para definir a primeira colocação do grupo. Empatadas em número de pontos e vitórias, a korea tinha a vantagem do empate por ter melhor saldo que o Brasil.


Sabendo da dificuldade, o time brasileiro tomou iniciativa do jogo, e manteve o ritimo apresentado nos jogos anteriores. Mesmo com algumas jogadoras sendo poupadas, a seleção conseguiu marcar. Após jogada pela direita, Viviane Vilar apareceu para concluir e garantir a classificação em primeiro da chave.
Bem diferente do time feminino, a seleção masculina precisava vencer a frança que jogava pelo empate. A partida começou com as duas equipes marcando forte. Aos 18 minutos, após falta violenta a equipe francesa perde um jogador expulso. Apesar da vantagem numérica, o time brasileiro, pouco criou e chutou a gol.

Na volta pro segundo tempo, o time brasileiro voltou modificado com a entrada de João César. Logo aos cinco minutos de partida, a frança teve o segundo jogador expulso. A seleção foi ao ataque, porém continuou sem criatividade. No final da partida, o time verde amarelo ainda desperdiçou a única chance clara de gol. Após jogada pela esquerda, André, dentro da área chutou por cima do gol. Com o resultado a seleção está fora da disputa pelo titulo, e joga agora pela classificação entre o nono e décimo sexto lugar.

TAEKWONDO: Diogo Silva conquista ouro em Belgrado










É do Taekwondo a primeira medalha de ouro do Brasil na 25th Universiade. Diogo Silva, (67 kg), superou cinco adversários até conquistar a medalha. Bronze em Izmir em 2005, Diogo enfrentou na última luta o Koreano Lee Soonkil, adversário difícil que o brasileiro superou com muita habilidade e técnica.



Diogo é representante do crescimento do taekwondo, e de uma nova geração que disponta com muita esperança de que a modalidade possa crescer muito ainda, novos atletas possam surgir e conquistar títulos para o Brasil.

Departamento médico presta atendimento a delegação brasileira em Belgrado


Jânio Silva


Com uma equipe de profissionais nas áreas de medicina do esporte, massoterapia e fisiologia, o departamento médico do Brasil, está atendendo de forma integral toda a delegação brasileira que participa da 25th Universiade.


A equipe reveza os trabalhos, prestando atendimento junto aos atletas nos locais de treino, jogos e na própria Vila Olímpica. Sérgio Macedo, médico responsável pelo departamento, revela que, “durante o dia a equipe é distribuída de acordo com as necessidades da delegação. No período da noite, o departamento sempre fica comum profissional a disposição. Até momento, nenhum caso mais grave, apenas lesões normais”.

3 de jul. de 2009

FUTEBOL FEMININO: Brasil vence Alemanha e garante vaga na próxima fase da Universiade


Matéria e foto: Jânio Silva

Com um futebol rápido, muita marcação e entrosamento, a seleção brasileira de futebol feminino garantiu vaga na segunda fase da Universiade, após vencer na manhã desta sexta-feira, o3/07, a forte seleção da Alemanha.


Durante toda a partida, a equipe brasileira manteve um excelente equilíbrio e volume de jogo sempre com jogadas pelas laterais e em velocidade. O ataque brasileiro estava inspirado e deu muito trabalho a defesa alemã. Aos seis minutos do primeiro tempo, após cruzamento pela direita, a bola sobrou na frente da área para Bebel, que ajeitou, e com um lindo chute, acertou o anglo da goleira adversária para marcar um golaço.

Mesmo com um a zero no placar, a seleção continuou no ataque criando várias chances de gol. Na tentativa de conter o ataque brasileiro, o time alemão passou a cometer várias faltas nas atletas brasileiras, que reclamaram bastante da arbitragem. Na volta para o segundo tempo, as meninas do Brasil, partiram pra definir a partida. Após escanteio cobrado pela direita, a zaga adversária falhou e a bola entrou direto, gol olímpico novamente com Bebel.


O Brasil ainda ampliou o placar no final da partida. Depois de um lance confuso na área Renata aproveitou a sobra e mandou para o fundo da rede, marcando o terceiro do Brasil e garantindo a vitória brasileira. A seleção volta a jogar, amanhã, 04/07, contra a seleção da Coréia do Sul.

VOLEIBOL MASCULINO: Brasil vence Montenegro e começa bem a Universiade

Janio Silva

Começou bem a participação da seleção brasileira de voleibol masculino na Universiade. Jogando de forma objetiva, a equipe venceu ontem, 02/07, a seleção de Montenegro pelo placar de 3 sets a 0. A equipe mostrou entrosamento, variando bem as jogadas no ataque e equilíbrio na defesa.

Para a próxima partida diante da seleção da Turquia, neste sábado, ás 18h, no ginásio SH Smederevo, a seleção brasileira, pretende melhorar seu desempenho, e conquistar a segunda vitória na competição. Caso isso aconteça, a equipe estará próxima da classificação para a fase seguinte da competição.

2 de jul. de 2009

FUTEBOL MASCULINO: EM JOGO DE MUITOS ERROS BRASIL PERDE PARA O JAPÃO


Jânio Silva


A seleção brasileira masculina universitária foi derrotada na manhã desta quinta-feira, 02/07, pela seleção japonesa, na segunda rodada da Universíade. Apesar de ter saído na frente com um gol do atacante Bala, aos 16 minutos do primeiro tempo, a equipe teve dificuldades para vencer a marcação japonesa.


Mesmo com um volume maior de jogo, o time brasileiro sofreu o empate aos 35 minutos com um gol de pênalti, marcado por Mithsuira. No segundo tempo, o Brasil fez duas modificações pra tentar acertar a equipe. Entraram Paulinho e Leandro, saíram João César e Japão. No entanto, dentro de campo, o time continuou errando e permitindo vários contra-ataques ao adversário.

Após duas chances concretas de gol desperdiçadas pelo Brasil, o time japonês voltou a marcar e definir a partida com três gols do atacante Nagai, destaque da partida. O treinador da equipe Marcus Loss, avaliou que, “a equipe precisa ter um pouco mais de paciência pra buscar o resultado, e aproveitar as oportunidades de gol. Com uma equipe organizada taticamente como o Japão, não dá pra errar tanto, é preciso melhorar”.


Na próxima partida, o Brasil precisa vencer o time da frança, para assegurar a classificação para segunda fase. Para o atacante, bala, autor dos dois gols do Brasil até agora na competição, “apesar do resultado inesperado, a equipe deve dar a volta por cima, e apresentar um melhor futebol contra a frança.

BELGRADO ABRE OFICIALMENTE 25th UNIVERSÍADE






Muita receptividade, organização e tecnologia, marcaram a abertura oficial da 25th UNIVERSÍADE, realizada na cidade de Belgrado na Sérvia. Atletas de 145 países Participaram do desfile e da festa do desporto universitário internacional.

Para dar as boas vindas aos atletas e ao público que lotou a Arena Belgrado, o presidente da FISU, George Killian, valorizou o espírito competitivo dentro da competição, e a importância e crescimento do desporto universitário no cenário mundial.

A bandeira brasileira foi conduzida pela atleta, Desiré Flores, campeã com a seleção brasileira de futebol feminino em Izmir na Turquia (2005), e terceira colocada em Bangkok na Tailândia (2007).

Após o acendimento da tocha olímpica, o evento foi encerrado com uma linda apresentação que contou com música, dança, e um show de tecnologia com imagens que mostravam elementos da cultura, natureza e esporte.

1 de jul. de 2009

CBDU PRESTA HOMENAGEM EM JANTAR DE COMEMORAÇÃO



Jânio Silva





Reunida em Belgrado, na sérvia, onde participa junto com a delegação brasileira da 25th Universíade, a CBDU, ofereceu, noite de ontem, 01/07, um jantar de confraternização e comemoração, aos setenta anos que a instituição irá completar no próximo dia 09 de agosto. O jantar aconteceu no restaurante Aero Club, no centro de Belgrado.


Entre os convidados, todo o comitê executivo da FISU, Júlio Filgueira representando o ministério dos esportes brasileiro, Marcus Vinicius Freire representante do comitê olímpico brasileiro, o embaixador do Brasil na sérvia, Dante Coelho, sua esposa, diversos diplomatas, todos os presidentes de federações acadêmicas do Brasil presentes em Belgrado, além de toda diretoria da CBDU.

Aproveitando a presença dos diversos representantes de entidades do desporto brasileiro e da embaixada brasileira, a CBDU homenageou e agradeceu a todos, pela ajuda e apoio dados a confederação brasileira. e que permitiu a CBDU, conquistar o momento atual de solidez e destaque internacional.

2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí