7 de fev. de 2011

Universíade de Inverno: Brasil despede-se da Turquia

Fonte: Pollyanna Pádua

Atletas, técnicos e oficiais que representaram o Brasil na Universíade de Inverno 2011


A delegação brasileira encerrou neste domingo (06/02) a participação na 25ª Universíade de Inverno, realizada em Erzurum, na Turquia. O esquiador Paulo Setúbal disputou a prova de Slalom do torneio de Esqui Alpino e, ao lado dos demais membros da delegação, participou da Cerimônia de Encerramento dos jogos.

“Infelizmente não consegui completar a primeira descida do Slalom. Tive uma queda e acabei não pontuando. Mas estou feliz pela oportunidade de participar de uma Universíade e pegar ritmo de competição para o Mundial de Esqui agora em fevereiro, na Alemanha”, aponta o atleta.

Na prova de Slalom Gigante, disputada na sexta-feira (04/02), Paulo alcançou a 60ª posição entre mais de 90 competidores com tempo de 2’07’’77. Campeão brasileiro na categoria, esta foi sua melhor marca na Universíade de Inverno 2011.

Pelo torneio de patinação artística, as atletas Elena Rodrigues e Alessia Baldo apresentaram-se também na sexta (04/02) pelo Programa Free Style e encerraram o torneio individual na 28ª e na 30ª colocação, respectivamente.

“É a primeira vez que participo de um torneio neste formato, com várias modalidades, podendo conhecer e interagir com vários atletas. Além disso, foi uma competição de alto nível técnico dentro do ringue”, destaca Kevin Alves, terceiro representante do Brasil no torneio de Patinação Artística em Erzurum.

O atleta, de 19 anos, também se prepara para o Mundial Adulto da categoria, em Tóquio (Japão), a partir de 19/03. Em sua estreia na Universíade de Inverno, Kevin alcançou o 19º lugar na disputa individual.

A Universíade de Inverno 2011, na Turquia, reuniu mais de 2.400 participantes representando 52 países, tornando-se a maior edição do torneio promovido pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU).

O Brasil disputou a Universíade de Inverno pela terceira vez com quatro atletas nos desportos de gelo (Patinação Artística) e de neve (Esqui Alpino). “Os resultados e o intercâmbio técnico e cultural obtidos pela delegação mostram que a parceria entre a Confederação Brasileira de Desporto Universitário e Confederação Brasileira de Desprorto no Gelo, Confederação Brasileira de Desporto na Neve e Comitê Olímpico Brasileiro na Universíade é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do desporto de inverno no país”, ressalta Ricardo Souza, assessor técnico da CBDU e chefe da delegação em Eruzurm.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí