27 de jan. de 2011

UNIVERSÍADE DE INVERNO: Conheça e confira o perfil dos nossos atletas

Fonte: Pollyana Pádua
Assessoria de Imprensa Cbdu


Quatro atletas vão representar o Brasil na 25ª Universíade de Inverno, em Erzurum, na Turquia, entre os dias 27/01 e 06/02. Os patinadores Kevin Alves, Alessia Baldo e Elena Rodrigues e o esquiador Paulo Setúbal compõem a delegação verde-amarela no torneio que reúne jovens atletas de 53 países.

Kevin Alves é o atleta mais novo da delegação e, também, um dos mais experientes. Aos 20 anos, Kevin obteve o melhor resultado do Brasil em um Mundial Adulto de Patinação Artística no Gelo. Ele foi o 27º colocado no Mundial Adulto 2010, em Turim (Itália), e 10º colocado no Grand Prix Júnior, disputado em Los Angeles (EUA), também no ano passado.

Além de Kevin, Alessia Baldo, 21 anos, e Elena Rodrigues, 21 anos, também vão representar o Brasil na patinação artística em Erzurum. Alessia esteve ao lado de Kevin na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver 2010 e alcançou a 36ª posição no Campeonato dos Quatro Continentes de Patinação Artística 2010, na Coréia do Sul.

Elena também representou o Brasil no Campeonato dos Quatro Continentes 2010 e garantiu a 35ª colocação no torneio. Em 2008, Elena foi a primeira atleta a vestir as cores do Brasil no Mundial Júnior de Patinação, chegando à 44ª posição.

O esquiador Paulo Setúbal, de 22 anos, completa o time brasileiro na Turquia. Paulo é o atual campeão nacional de Esqui Alpino, título conquistado em setembro do ano passado, no Chile, e encara as descidas de Slalom na Universíade de Inverno 2011.

Os técnicos Lucia Civardi, da patinação artística, e German Alonso, do esqui, e os oficiais Ricardo Souza, assessor técnico da CBDU, Pollyanna Pádua, assessora de imprensa, e Lucílio Costa, presidente da Federação de Esportes Universitários do Pará (FEUP), completam a delegação.

Esta é a terceira participação do Brasil em uma edição da Universíade de Inverno na gestão da atual diretoria da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Depois da estreia da patinadora Simone Pastusiak na Universíade de Turim em 2007 (Itália) e de Felipe de Souza nas provas de patinação velocidade na Universíade de Harbin em 2009 (China), a CBDU comemora o crescimento do Brasil na competição.


Perfil dos atletas brasileiros na Universíade de Inverno 2011:

Kevin Alves

Idade: 20 anos

Nascimento: Toronto (Canadá)

Curso/IES: Belas Artes na Universidade de York

Modalidade: Patinação Artística

Resultados: 10º lugar no Grand Prix Júnior 2010 (França) e 27º lugar no Mundial Adulto de Patinação Artística no Gelo (Itália)

Paulo Setúbal

Idade: 22 anos

Nascimento: São Paulo (SP)

Curso/IES: Engenharia na USP

Modalidade: Esqui Alpino

Resultados: campeão brasileiro e vice-líder do ranking nacional na categoria Slalom Gigante

Alessia Baldo

Idade: 21 anos

Nascimento: Varese (Itália)

Curso/IES: Biotecnologia na Universidade de Milano

Modalidade: Patinação Artística

Resultados: 36ª colocação no Campeonato dos Quatro Continentes de Patinação Artística 2010 (Coréia do Sul)

Elena Rodrigues

Idade: 21 anos

Nascimento: Mineapolis (EUA)

Curso/IES: Educação na Universidade de Miami

Modalidade: Patinação Artística

Resultados: 35ª colocação no Campeonato dos Quatro Continentes de Patinação Artística 2010 (Coréia do Sul)



2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí