A coordenadora do curso de Educação Física e Esporte do campus universitário da Unisul na Grande Florianópolis, Letícia da Luz, destaca a importância do atleta buscar uma graduação. “Após o encerramento da carreira, o ex-atleta graduado pode utilizar o conhecimento prático adquirido a partir da sua experiência e do conhecimento teórico fomentado durante o processo de formação para uma atuação profissional competente. A graduação em Educação Física, por exemplo, possibilita aos atletas profissionais o conhecimento técnico, pedagógico, fisiológico, psicológico e social que envolve o esporte, a atividade física e a saúde. Isto sem dúvida pode auxiliar no planejamento, organização, execução e avaliação do próprio treinamento e logo, do seu rendimento. Sendo assim, pode absorver as oportunidades existentes no mercado e corroborar para o desenvolvimento do esporte na sociedade como um todo”.
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) trabalha, em parceria com o Ministério do Esportes, COB, confederações e federações universitárias estaduais, na estruturação do desporto universitário e na sensibilização dos segmentos ligados ao Ensino Superior em relação ao desenvolvimento e à melhoria da prática desportiva no âmbito das Instituições de Ensino.
O presidente da CBDU, Luciano Cabral, aposta na profissionalização da gestão do esporte. “A CBDU pretende estimular os jovens a conquistar, por meio dos valores morais, êxito na vida acadêmica e na carreira esportiva. Temos o objetivo de viabilizar a formação do atleta como cidadão para que ele tenha uma profissão além da atividade esportiva. Dentro deste espírito, a CBDU organiza grandes competições nacionais e participa, representando o Brasil, dos campeonatos internacionais realizados pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Dessa forma, a CBDU viabiliza a atuação dos melhores atletas-estudantes no mais alto nível do desporto mundial”.
O atleta do time de futsal da Unisul Ariel Koch saúda todos os atletas nesta data e resume seu sentimento. “É uma alegria pra mim acordar todas as manhãs e saber que tenho essa profissão, poder fazer o que mais amo que é ser atleta de futsal, um privilégio que poucas pessoas conseguem ao longo da vida, por isso devemos fazer a cada dia o nosso melhor com amor e dedicação”.