11 de fev. de 2011

10 de fevereiro: Dia do Atleta Profissional

Unisul destaca a importância da formação e da especialização dos
jovens atletas dentro do âmbito esportivo profissional

O Dia do Atleta Profissional é comemorado no dia 10 de fevereiro. O Atleta Profissional é aquele desportista que recebe remuneração pactuada em contrato formal de trabalho com uma entidade de prática esportiva. São aplicadas as normas gerais da legislação trabalhista e da seguridade social. Em várias Instituições de Ensino Superior do país, estudantes e atletas universitários já atuam como atletas profissionais. Entre elas está a Unisul que mantém equipes de judô e natação no nível universitário, de basquete e de rúgbi sobre rodas (parceria OMDA) e de futsal (parceria Prefeitura de Tubarão). Nestas modalidades, alguns atletas se consideram profissionais porque vivem do esporte há muito tempo.

A coordenadora do curso de Educação Física e Esporte do campus universitário da Unisul na Grande Florianópolis, Letícia da Luz, destaca a importância do atleta buscar uma graduação. “Após o encerramento da carreira, o ex-atleta graduado pode utilizar o conhecimento prático adquirido a partir da sua experiência e do conhecimento teórico fomentado durante o processo de formação para uma atuação profissional competente. A graduação em Educação Física, por exemplo, possibilita aos atletas profissionais o conhecimento técnico, pedagógico, fisiológico, psicológico e social que envolve o esporte, a atividade física e a saúde. Isto sem dúvida pode auxiliar no planejamento, organização, execução e avaliação do próprio treinamento e logo, do seu rendimento. Sendo assim, pode absorver as oportunidades existentes no mercado e corroborar para o desenvolvimento do esporte na sociedade como um todo”.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) trabalha, em parceria com o Ministério do Esportes, COB, confederações e federações universitárias estaduais, na estruturação do desporto universitário e na sensibilização dos segmentos ligados ao Ensino Superior em relação ao desenvolvimento e à melhoria da prática desportiva no âmbito das Instituições de Ensino.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, aposta na profissionalização da gestão do esporte. “A CBDU pretende estimular os jovens a conquistar, por meio dos valores morais, êxito na vida acadêmica e na carreira esportiva. Temos o objetivo de viabilizar a formação do atleta como cidadão para que ele tenha uma profissão além da atividade esportiva. Dentro deste espírito, a CBDU organiza grandes competições nacionais e participa, representando o Brasil, dos campeonatos internacionais realizados pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Dessa forma, a CBDU viabiliza a atuação dos melhores atletas-estudantes no mais alto nível do desporto mundial”.

O atleta do time de futsal da Unisul Ariel Koch saúda todos os atletas nesta data e resume seu sentimento. “É uma alegria pra mim acordar todas as manhãs e saber que tenho essa profissão, poder fazer o que mais amo que é ser atleta de futsal, um privilégio que poucas pessoas conseguem ao longo da vida, por isso devemos fazer a cada dia o nosso melhor com amor e dedicação”.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí