11 de fev. de 2011

Balanço: Brasil celebra recordes na Universíade 2011



Fonte: Pollyanna Pádua

Elena Rodrigues em coreografia no torneio de Patinação Artística em Erzurum



A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) comemora a presença e a participação da delegação verde-amarela na 25ª edição da Universíade de Inverno.

A cidade de Erzurum, na Turquia, recebeu, entre os dias 27/01 e 06/02, a 25ª Universíade de Inverno. A competição reuniu 2.483 participantes (atletas, técnicos e oficiais) de 52 países. Número que marca novo recorde de países participantes em uma edição da Universíade de Inverno, ultrapassando os 51 países presentes na Universíade 2003, na Áustria.

O Brasil esteve, pela terceira vez consecutiva, presente em uma Universíade de Inverno, mesmo não tendo tradição nos esportes de gelo e de neve. Quatro atletas representaram o país em Erzurum: Paulo Setúbal, no Esqui Alpino, e os patinadores Kevin Alves, Alessia Baldo e Elena Rodrigues.

“Esta é a maior delegação do país em uma Universíade de Inverno e faz parte do projeto da CBDU em contribuir para o crescimento olímpico do Brasil no desporto de inverno. Por isso agradecemos a presença e a participação dos atletas e técnicos e a parceria entre CBDU, confederações brasileiras de desporto na neve e no gel e Comitê Olímpico Brasileiro”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

O patinador Kevin Alves, de 19 anos, obteve o resultado mais expressivo do Brasil na Universíade de Inverno 2011. Ele foi o 19º colocado no torneio individual de patinação artística no gelo.

“É a primeira vez que participo de uma competição neste formato, com várias modalidades em disputa, interagindo e convivendo com atletas de vários países. Fiquei muito feliz pela oportunidade”, destaca Kevin.

Após dez dias de competição em onze modalidades, a Rússia – que levou 260 atletas a Erzurum, maior delegação da Universíade 2011 – garantiu o 1º lugar na classificação geral com 38 medalhas, sendo 14 delas de ouro. Coréia do Sul e Ucrânia ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Confira abaixo os resultados dos atletas brasileiros em Erzurum:

Paulo Setúbal, 22 anos
Modalidade: Esqui Alpino
Provas: Super-G, Slalom Super Combinado, Slalom Gigante e Slalom
Resultados:
- Super-G: 56ª colocação entre 91 competidores
- Slalom Super Combinado: 71ª colocação entre 93 competidores
- Slalom Gigante: 60ª colocação entre 108 competidores
- Slalom: DNF (não completou a prova)

Kevin Alves, 19 anos
Modalidade: Patinação Artística no Gelo
Prova: Apresentação Individual
Resultado: 19ª colocação (134.42 pontos) entre 32 competidores

Elena Rodrigues, 21 anos
Modalidade: Patinação Artística no Gelo
Prova: Apresentação Individual
Resultado: 28ª colocação (72.48 pontos) entre 34 competidoras

Alessia Baldo, 21 anos
Modalidade: Patinação Artística no Gelo
Prova: Apresentação Individual
Resultado: 30ª colocação (59.28 pontos) entre 32 competidoras


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí