29 de fev. de 2012

Assembleia da CBDU aprova calendário 2012

Fonte: Pollyana Pádua



A Assembleia Geral Ordinária da CBDU, realizada nesta terça-feira (28/02), em Brasília (DF), reuniu presidentes e representantes de vinte e cinco Federações Universitárias Estaduais (FUE’s). Entre os assuntos em pauta, os dirigentes aprovaram o calendário de competições para a temporada 2012, a prestação de contas referente ao exercício 2011 e realizaram a inauguração da ampliação da sede da entidade.

Luciano Cabral, presidente da CBDU, abriu a Assembleia e apresentou às Federações os novos funcionários e colaboradores da confederação. José Ailton Jr., presidente da Associação Brasileira de Surf Universitário (Surf), será o coordenador da modalidade na CBDU e o professor André Reis, chefe do Centro Olímpico da UnB (DF), irá liderar o departamento educacional, responsável pelas atividades acadêmicas e científicas da confederação como o Fórum CBDU.

O presidente da CBDU também descreveu o processo de candidatura de Brasília que, ano passado, concorreu à sede da Universiave 2017, mas foi vencida pela cidade de Taipei (Taiwan) na votação final do Comitê Executivo da Federação Internacional de Esportes Universitários.

“A candidatura de Brasília e do Brasil para receber novamente a Universiade tem forte apelo e representatividade, pois expande os limites do esporte universitário para as Américas. Infelizmente, o jogo político interno da FISU pesou na decisão final para 2017, mas já temos sinalização e apoio tanto do Ministério do Esporte quanto do Governo do Distrito Federal para candidatarmos à sede em 2019”, disse Luciano.

A Assembleia da CBDU também concedeu Títulos Eméritos, pelo trabalho e apoio em prol do desporto universitário, a João Havelange, presidente de honra da FIFA; Hélio Milton Pereira, vice-presidente da CBDU na gestão de 1951 e presidente da FCDU de 1948 a 1951; e Nazaré Bestene, ex-superintendente do Núcleo de Educação e Desporto da Universidade da Amazônia.


Lusimar Santos, presidente da FGDU, e Aparecido Martan, diretor da Koch Tavares, descerraram a placa comemorativa da reforma de ampliação da sede da CBDU, em Brasília. “Esta é a casa do desporto universitário, de alunos, atletas e de vocês, dirigentes. Um espaço da CBDU e das federações estaduais. Agradeço a todas as federações e parceiros pelo apoio que nos permitiu realizar as obras e melhorar o espaço

de trabalho da CBDU”, apontou Luciano Cabral. Os dirigentes constituíram a comissão que irá propor a reforma do Estatuto da CBDU e, também, discutiram adequações e modificações nos regulamentos das competições da CBDU e das Olimpíadas Universitárias – JUB’s.

Calendário – O destaque da Assembleia foi a aprovação dos torneios e eventos para a temporada 2012. No cenário nacional, a expectativa da CBDU é realizar doze competições pela Liga do Desporto Universitário (LDU): Lutas (Judô, Karatê e Taekwondo), Liga de Quadra (Futsal, Handebol, Vôlei e Basquete), Vôlei de Praia, Rugby, Xadrez, Tênis, Tênis de Mesa, Futebol e Jogos de Praia. Além disso, em conjunto com as confederações parceiras, a CBDU incluiu no calendário torneios de Surf, Triathlon, Karatê e Tiro Esportivo. As Olimpíadas Universitárias – JUB’s 2012 serão realizadas em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 27/10.

A CBDU também vai promover a edição de estreia dos Jogos Paradesportivos Universitários em quatro modalidades: Vôlei Sentado, Tênis de Quadra, Tênis de Mesa e Xadrez. “Vamos iniciar a criação de um cadastro e levantamento dos paratletas universitários e promover este projeto piloto dos jogos paradesportivos para incluir e levar mais oportunidades aos universitários portadores de necessidades especiais”, destacou Inácio Luis Gouveia, diretor de paradesporto.

E o Brasil ainda se prepara receber dois Campeonatos Mundiais Universitários da FISU: Handebol, em Blumenau (SC), 21/06 a 01/07, e de Vôlei de Praia, em Maceió (AL), de 12 a 16/09.

No cenário internacional, a CBDU pretende convocar atletas e seleções para disputarem outros doze Mundiais Universitários 2012: Taekwondo, Triathlon, Rugby Seven, Basquete 3x3, Karatê, Futsal, Xadrez, Canoagem, Match Racing, Tiro Esportivo, Luta Olímpica e Levantamento de Peso.

Em janeiro (10 a 15/01), no Chile, os atletas Juliana Negrão e Artur Monassi, inauguraram o calendário internacional 2012 ao disputarem o Mundial Universitário de Ski Aquático. Juliana chegou às finais de Saltos e Truques (9º lugar).

“Nossa expectativa é, mais uma vez, entregar aos atletas, às instituições de ensino superior, às federações e à comunidade todas as competições previstas no calendário, estimulando sempre o crescimento qualitativo e quantitativo dos torneios e o investimento no esporte universitário. Queremos também comemorar medalhas e bons resultados dos nossos atletas nos Mundiais Universitários, em especial nos que vamos realizar aqui no Brasil. E para isso contamos com o apoio de todos: federações, IES, confederações parceiras, patrocinadores, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte”, completou Luciano Cabral.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí