1 de dez. de 2011

Taipei vence disputa por Universiade 2017

Fonte: Pollyanna Pádua

FISU escolhe Taipei em detrimento da candidatura de Brasília para receber a Universíade de Verão em 2017.



A cidade chinesa de Taipei (Taiwan) foi eleita sede da Universíade de Verão 2017 pelo Comitê Executivo da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), nesta terça (29/11), em Bruxelas. Em seu quinto processo de candidatura à Universíade, Taipei derrotou Brasília (DF) por 13 votos a 9.

“Foi um disputa muito igual e acirrada. Decidida apenas nos detalhes. Para nós o Brasil é uma porta importante rumo às Américas e Taipei também nos permite criar uma ponte de diálogo entre a China continental e Taiwan. E esperamos que Brasília e Brasil voltem a participar novamente do processo de candidatura”, avaliou o presidente da FISU, Claude-Louis Gallien.

Após o anúncio da FISU, Luciano Cabral, presidente da CBDU, reuniu a comitiva brasileira em Bruxelas e parabenizou a todos os envolvidos no processo da candidatura.

“Fizemos muito além da nossa capacidade. O Brasil ainda conhece pouco da força e da importância do esporte universitário. Por isso, participar deste processo e envolver diversos segmentos – autoridades, instituições de ensino, entidades e associações esportivas, iniciativa privada – já é uma vitória. Sentimos pela escolha da FISU que muitas vezes é política. Mas tenho orgulho deste grupo e de fazer parte de uma geração que está mudando mentalidades e concepções no Brasil”, destacou Luciano Cabral.

Para o governador Agnelo Queiroz, é preciso, independente da perda da candidatura de Brasília, manter o diálogo e os investimentos no esporte universitário. “Esta derrota também ficará de legado e de aprendizado. A verba que já tínhamos aprovado para os investimentos na Universíade, de R$ 230 milhões, vamos redirecionar para a reforma do Centro Olímpico da UnB e dar sequência ao projeto de investir e fortalecer o esporte universitário em Brasília e no país”, completou.

Nesta quarta (30/11), a comitiva brasileira retorna ao país e, a partir de segunda (05/12), começam, em Maceió (AL), a Liga do Desporto Universitário de Futebol de Areia 2011.


2011: Novos desafios, novas vitórias para o esporte universitário do Piauí